terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Karine Cunha

Foto: Xyco Seabra

No dia 12 de dezembro de 2010, a cantora e compositora Karine Cunha foi a convidada. Na entrevista, ela repassa sua formação, fala sobre os bastidores da produção de seus discos independentes e reflete sobre sua experiência – encarada, de certa forma, como uma missão – na tímida cena musical da cidade de Chapecó, onde vive atualmente.

Karine Cunha é formada em Música pela UFRGS. Cursou licenciatura, tendo o violão como instrumento, mas, paralelamente, atuou como coralista e estudou canto e técnica vocal. Integrou o grupo D`Quina Pra Lua de 1998 a 2002 e participou do espetáculo e CD homônimo Maria vai com as outras. Karine Cunha ganhou o Prêmio Açorianos de Melhor Intérprete MPB por seu primeiro disco solo, Fluida, de 2005. Em 2007 ela lançou seu segundo CD independente, intitulado Epahei. Atualmente está preparando o novo registro, Cunhãs, que deve ser finalizado até março de 2011 e será dedicado a um tema que lhe é muito caro, o universo feminino.

Para ouvir esta entrevista, faça o download aqui.

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Alessandra Feris


No dia 5 de dezembro de 2010, a pianista Alessandra Feris foi a entrevistada. Ela fala sobre sua iniciação dentro da tradição musical de sua família em Rio Grande; repassa sua formação, sempre motivada pelo sonho de ser uma concertista; e comenta sua preocupação com a difusão do acesso à música de concerto, que implica a realização de recitais comunitários gratuitos nos Estados Unidos, onde vive atualmente.

Alessandra Feris é bacharel em Música pela UFRGS, mestre pela University of Iowa e doutora pela Florida State University. Além disso, também estudou no Hochschule für Musik Franz Liszt, em Weimar, na Alemanha. Foi premiada em concursos nacionais e internacionais e tem se apresentado regularmente como solista, recitalista e camerista em vários países da Europa e da América. Alessandra se destaca como intérprete de música contemporânea, tendo estreado inúmeras obras, como a Sonata sobre um tema de Bartók, do compositor Marlos Nobre. Desde 2008, ela é professora titular de Piano do Mississippi Gulf Coast College, nos Estados Unidos.

Para ouvir esta entrevista, faça o download aqui.

Marlene Goidanich

Foto: Myra Gonçalves

No dia 28 de novembro de 2010, o Música em Pessoa recebeu a cantora Marlene Goidanich. Na entrevista, ela conta que participava, ainda criança, das operetas encenadas pelo Club Haydn no antigo Teatro São Pedro; repassa a história do Conjunto de Câmara de Porto Alegre; relembra o árduo trabalho que realizava nos bastidores do grupo, desde a pesquisa até a divulgação – passando por ter a própria casa como sede dos ensaios –, e avalia: “Acho que eu fiz mais estiva na minha vida do que música”.

Marlene Goidanich atua desde 1964 na recriação de música antiga. Participou da fundação do Conjunto de Câmara de Porto Alegre e coordenou o grupo por mais de 20 anos. Neste período, o conjunto dedicou-se à música medieval e contemporânea, e gravou três cds: Trovadores medievais, Tempo de descobertas e Divina decadência. Marlene foi professora de expressão vocal e prática de canto para teatro do Departamento de Arte Dramática do Instituto de Artes da UFRGS nas décadas de 1980 e 1990. Atualmente aposentada, tem trabalhado como preparadora vocal em peças teatrais da cidade.

Para ouvir esta entrevista, faça o download aqui.

terça-feira, 30 de novembro de 2010

Abel Roland


O compositor Abel Roland foi o convidado no dia 21 de novembro de 2010. Na entrevista, ele fala sobre sua iniciação autodidata e lembra como ficou surpreso quando seu primeiro professor informou que seu violão folk não seria adequado para o repertório erudito. Abel também reflete sobre como seu trabalho com meios eletrônicos influencia suas composições para instrumentos acústicos e se diz empenhado em redimensionar a importância da música em relação à imagem nas suas realizações cinematográficas.

Abel Roland está se formando em Composição pela UFRGS e foi bolsista do Centro de Música Eletrônica do Instituto de Artes durante cinco anos. Seu trabalho é voltado para a interação e a interdisciplinariedade das artes. Lida com música eletroacústica, música eletroacústica mista, videoinstalações e filmes de caráter experimental. Desde 2009, cursa Cinema na PUC-RS, tendo atuado em mais de dez filmes como roteirista, diretor, diretor de fotografia, montador e desenhista de som.

Para ouvir esta entrevista, faça o download aqui.

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Rodrigo Avellar de Muniagurria


No dia 14 de novembro de 2010, o compositor e guitarrista Rodrigo Avellar de Muniagurria foi o entrevistado do Música em Pessoa. Ao longo da conversa, ele fala sobre sua iniciação musical um tanto mecânica ao piano e de sua fuga para o que entendia ser uma prática mais “viva”, o rock, na adolescência. Rodrigo também lembra de como a curiosidade por desvelar o mistério das partituras o fez migrar da ênfase em violão para a composição durante a graduação em Música e reflete sobre questões que envolvem seu processo de criação.

Rodrigo Avellar transita entre o rock alternativo, o improviso livre e a música eletroacústica contemporânea de concerto. É graduado e mestre em Composição musical pela UFRGS. Integrou o Centro de Música Eletrônica do Instituto de Artes de 2003 a 2006 e desenvolveu trabalhos na área de música eletroacústica e computacional. Rodrigo colaborou na organização de concertos de música contemporânea do Festival Contemporâneo RS e do Música de POA, e em 2007 foi selecionado para participar da XVII Bienal de Música Brasileira Contemporânea no Rio de Janeiro.

Para ouvir esta entrevista, faça o download aqui.

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Reginaldo Braga

No dia 7 de novembro de 2010, foi ao ar a entrevista com o etnomusicólogo Reginaldo Braga. Ele reflete sobre sua iniciação musical informal, nas festas de família, sobre a curiosidade que sempre lhe moveu para a experimentação de diferentes tradições musicais e sobre como isso aparece hoje em seu trabalho de pesquisa.

Reginaldo Braga é licenciado e doutor em Música pela UFRGS, e tem mestrado na mesma área pela Universidade Federal da Bahia. É professor titular da UFRGS desde 2006 e tem desenvolvido pesquisas sobre música popular, músicas de tradição afrobrasileira – especialmente o batuque no Rio Grande do Sul – e a memória e o patrimônio musical do estado.

Para ouvir esta entrevista, faça o download aqui.

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Cuca Medina


No dia 31 de outubro de 2010, a cantora e compositora Cuca Medina foi a entrevistada. Ela recupera lembranças de sua iniciação musical, guiada pela avó pianista formada no antigo Instituto Livre de Belas Artes; fala de suas investigações de expansão das possibilidades de utilização da voz como instrumento e comenta como suas vivências nas artes cênicas aparecem em seu trabalho musical.

Cuca Medina é bacharel em Música pela UFRGS e acaba de concluir seu mestrado na área de Composição, sob orientação de Antônio Carlos Borges Cunha. Tem atuado como compositora e intérprete de música contemporânea e experimental, buscando um diálogo com diferentes meios de expressão, como teatro, dança, animações e vídeo. Cuca também desenvolve trabalho como improvisadora, através da voz e de diversos instrumentos, e sua produção se caracteriza pela relação entre música e performance.

Para ouvir esta entrevista, faça o download aqui.

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Vilson Gavaldão de Oliveira


O regente Vilson Gavaldão de Oliveira foi o entrevistado da edição veiculada no dia 24 de outubro de 2010. Ele comenta como percorreu um caminho não usual ao bater o pé pela Medicina enquanto a família o incentivava a cursar a graduação em Música; repassa sua trajetória pelos mais diversos cantos do Brasil a serviço da FUNARTE, e fala de sua compreensão da regência coral como, em essência, uma experiência de educação musical.

Vilson Gavaldão de Oliveira é natural de Bauru-SP. Iniciou seus estudos musicais na infância, sob influência da mãe, e aos 11 anos de idade já atuava como organista da Igreja Metodista de sua cidade e acompanhador do coro da igreja. Apesar dessa vivência na música, decidiu fazer Medicina como curso superior. Desde então, tem conciliado as duas profissões. Na área da música, tem se dedicado especialmente ao trabalho com regência coral. Chamado para coordenar o bacharelado da UFRGS nessa área em 1992, Vilson se estabeleceu em Porto Alegre. Aqui concluiu seu mestrado em Música e, atualmente, além da carreira docente, é membro do Corpo Clínico da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre e da Associação Hospitalar Moinhos de Vento.

Para ouvir esta entrevista, faça o download aqui.

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Stefanie Freitas


No dia 17 de outubro de 2010, a pianista Stefanie Freitas foi a entrevistada do Música em Pessoa. A pernambucana radicada em Porto Alegre fala de sua iniciação musical lúdica, comenta suas preferências de repertório que remetem à aquisição de seu gosto pela música através da escuta ainda na infância e apresenta peças de Schumann, Beethoven, Debussy e Brahms em gravações ao vivo feitas em seus recitais no Instituto de Artes da UFRGS.

Stefanie Freitas é formada pelo Conservatório Pernambucano de Música, Bacharel em Música pela Universidade Federal de Pernambuco, Mestre em Práticas Interpretativas pela UFRGS e atualmente está cursando Doutorado nesta mesma universidade, sob a orientação da professora Cristina Capparelli. Stefanie teve aulas com renomados pianistas, como Edson Bandeira de Mello, José Alberto Kaplan, Marlos Nobre e Alexandre Dossin. Ao longo de sua trajetória recebeu diversos prêmios, tanto como camerista quanto como solista.

Para ouvir esta entrevista, faça o download aqui.

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Yanto Laitano

Foto: Denison Fagundes

O cantor, pianista e compositor Yanto Laitano foi o convidado do Música em Pessoa no dia 10 de outubro de 2010. Ao longo da conversa, ele fala de sua iniciação musical, marcada pela brincadeira e pela criação, e de como isso e sua formação na composição erudita aparecem em seu trabalho atualmente. Yanto diz sempre ter visto a música de concerto como algo sério e sisudo e comenta sua busca por uma atitude de questionamento, similar à do rock, em relação a isso.

Yanto Laitano é bacharel em Piano e mestre em Composição pela UFRGS. No ambiente universitário, participou da criação dos grupos Ex-Machina e Bili Rubina. Passou o ano de 2001 na França, desenvolvendo estudos no IRCAM, o Instituto de Pesquisa e Coordenação de Música e Acústica de Paris. Desde 2007 é Diretor Musical da Companhia Circo Teatro Girassol e, em 2010, lançou seu primeiro disco de rock, Horizontes e Precipícios.

Para ouvir esta entrevista, faça o download aqui.

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Vagner Cunha

Foto: Tânia Meinerz

No dia 3 de outubro de 2010, o compositor e violinista Vagner Cunha foi o convidado. Na entrevista, ele fala de sua iniciação não usual em virtude de ter nascido em berço musical e, neste sentido, lembra do momento em que decidiu estudar violino, aos 13 anos de idade, depois de assistir a aulas de Hans-Joachim Koellreutter. Vagner também reflete sobre as diferentes frentes de sua atuação como arranjador e diz perceber a cena porto-alegrense como uma “mata virgem”, onde é preciso que o músico invente seu espaço.

Vagner Cunha é bacharel e mestre em Música pela UFRGS. Sua formação inclui também estudos de violino na Universidade da California, em San Diego, e no New England Conservatory, em Boston. As composições de Vagner já foram executadas por várias orquestras brasileiras, e ele compôs trilhas sonoras para mais de quinze filmes e projetos audiovisuais nos últimos dois anos. Recebeu dois Prêmios Açorianos de Música como arranjador, e seu primeiro disco solo, o ballet Mahavidyas, foi lançado agora em 2010.

Para ouvir esta entrevista, faça o download aqui.

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Luciana Del-Ben


A educadora musical Luciana Del-Ben foi a entrevistada do Música em Pessoa no dia 26 de setembro de 2010. Ao longo da conversa, ela reflete sobre a sua iniciação musical, comenta as preocupações que envolvem seu trabalho na formação de professores de música, dá um panorama do momento atual da pesquisa na área da Educação Musical e fala sobre o retorno da obrigatoriedade do ensino de música nas escolas.

Luciana Del-Ben é graduada em Música pela Universidade Estadual de Campinas, e concluiu mestrado e doutorado na mesma área pela UFRGS. É professora adjunta desta universidade desde 2002. Seus interesses de pesquisa giram em torno da educação musical nas escolas, da formação de professores, das concepções e ações desses professores e do ensino superior de música.

Para ouvir esta entrevista, faça o download aqui.

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Ulises Ferretti


No dia 19 de setembro de 2010, o compositor Ulises Ferretti foi o entrevistado. Na conversa, ele fala de suas vivências na música popular e de sua aproximação, por uma necessidade expressiva, com a chamada música contemporânea. Ulises também comenta suas pesquisas com paisagens sonoras e reflete sobre a expansão da experiência de escuta nas instalações sonoras que tem realizado.

Ulises Ferretti é formado pela Escola Universitária de Música da Universidade da República, no Uruguai. Veio ao Brasil para cursar mestrado no Programa de Pós-Graduação em Música da UFRGS, e atualmente é doutorando, sob orientação do professor Antonio Carlos Borges Cunha. Ulises já atua como docente há 30 anos. No momento, é professor da Licenciatura em Ciências da Comunicação da Universidade da República, em seu país natal. Ulises Ferretti também é membro do Núcleo Música Nueva, de Montevidéu, foi um dos fundadores do conjunto de câmara Interpresen e integra o coletivo Duplo Coro, com a artista visual Cláudia Paim.

Para ouvir esta entrevista, faça o download aqui.

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Amauri Iablonovski

No dia 12 de setembro de 2010, o flautista e saxofonista Amauri Iablonovski foi o entrevistado do Música em Pessoa. Ao longo da conversa, ele lembra de como a experiência nas rodas de choro porto-alegrenses o ajudou a entrar no curso superior de Música e fala sobre sua aproximação, mais tarde, por curiosidade, com o saxofone, da descoberta de seu repertório e do trabalho que desenvolve dentro do Departamento de Música em torno deste instrumento.

Amauri Iablonovski é graduado pela UFRGS e professor do Departamento de Música desde 1995. Já lecionou também na Universidade de Passo Fundo e na Universidade Federal de Pelotas. Tem atuado como músico convidado em concertos da OSPA, como solista da Orquestra de Câmara do Theatro São Pedro e da Orquestra de Câmara da Ulbra. Amauri foi premiado no Açorianos de Música em 1989 e tem ainda participado em gravações de artistas regionais e nacionais. Ao lado de seus alunos, forma a Confraria do Sax.

Para ouvir esta entrevista, faça o download aqui.

Julio Herrlein

Foto: Paulo Abreu

No dia 5 de setembro de 2010, o Música em Pessoa veiculou entrevista com o guitarrista Julio “Chumbinho” Herrlein. O atual aluno do curso de Composição da UFRGS relembra o impacto da primeira vez em que viu Alegre Corrêa tocando em um clube de jazz da cidade, fala sobre sua experiência de ensinar improvisação e sobre como a música, pra ele, implica um processo de autoconhecimento.

Julio Herrlein atua profissionalmente como guitarrista, compositor e arranjador há cerca de 20 anos. Tem dois cds lançados com composições e arranjos próprios: “Julio Herrlein – Quarteto”, de 1996, e “Julio Herrlein – Trio”, gravado ao vivo no Theatro São Pedro em 2000. No ano de 2006, ele conquistou o primeiro lugar no 8º Concurso Nacional de Composição do Instituto Brasil-Estados Unidos, no Rio de Janeiro. Em 1996, a composição “Novembro” foi vencedora do 1º Festival de Música Instrumental do RS. Este ano foi professor do Curso de Guitarra da 18ª Oficina de Música de Curitiba. Julio também atua na área didática, dando aulas particulares de música. Atualmente, ele prepara um livro sobre harmonia e improvisação financiado pelo Fumproarte.

Para ouvir esta entrevista, faça o download aqui.

Felipe Azevedo


Em 22 de agosto de 2010, o convidado foi o compositor e violonista Felipe Azevedo. Ele fala de sua formação autodidata, reflete sobre como a vivência em uma região fronteiriça marca seu trabalho composicional e comenta suas criações para “violão com voz”, que aparecem amadurecidas em seu novo disco a ser lançado ainda este ano.

Felipe Azevedo licenciou-se em Música pelo Centro Universitário Metodista do Sul (IPA) e em Letras pela PUC-RS; cursou Bacharelado em Música pela UFRGS – sem concluir – e atualmente faz Especialização em Pedagogia da Arte na Faculdade de Educação da mesma universidade. Felipe recebeu cinco Prêmios Açorianos como compositor e tem três cds lançados: Cimbalê, de 1998; Identidades, com o acordeonista suíço Olivier Forel, de 2002; e Percussivé ou a prece do louva-a-deus, de 2007. Seu próximo disco autoral, Tamburilando canções, foi viabilizado pelo recebimento da Bolsa de Estímulo à Criação Artística da FUNARTE.

Para ouvir esta entrevista, faça o download aqui.

Rodrigo Bustamante


O violinista Rodrigo Bustamante foi o entrevistado do Música em Pessoa no dia 15 de agosto de 2010. Ele relembra como desenvolveu seu gosto pela música, através da escuta dos discos do pai, ainda na infância; avalia como sua formação inicial aberta o auxilia hoje em sua atuação como arranjador e comenta seu recente interesse pelo direito autoral.

Rodrigo Bustamante é natural de Belo Horizonte, mas formou-se no curso de Bacharelado em Violino pela UFRGS, na classe do professor Marcello Guerchfeld. Ele fez mestrado na Eastman School of Music, nos Estados Unidos, e também estudou no Conservatório Real de Antuérpia, na Bélgica. É fundador e líder do Musitrio, que recebeu o Prêmio Açorianos de Melhor Grupo de Câmara. Tem colaborado ativamente como instrumentista e arranjador ao lado de grupos e artistas como MPB4, Papas da Língua, Adriana Deffenti, Nenhum de Nós, Nei Lisboa, Neto Fagundes e Luis Carlos Borges, entre tantos outros. Atualmente, Rodrigo é spalla da Orquestra de Câmara do Theatro São Pedro e integra o naipe de primeiros violinos da Orquestra de Câmara da ULBRA.

Para ouvir esta entrevista, fala o download aqui.

Reprises

Durante quatro semanas, o Música em Pessoa reprisou entrevistas importantes realizadas no início do ano, em função de seu aniversário, com ex-professores do Departamento de Música do IA/UFRGS. Foram selecionados quatro programas de uma série que homenageou e resgatou as histórias de uma geração que formou os músicos hoje atuantes em nosso meio.

No dia 18 de julho de 2010, foi veiculada a entrevista com a pianista Zuleika Rosa Guedes. No dia 25 de julho, a conversa com a pianista Dirce Knijnik é que foi ao ar novamente. Em 1º de agosto, foi a vez do pianista e compositor Hubertus Hofmann e, no dia 8 de agosto, do flautista Hans Hess.

Vladimir Soares


No dia 11 de julho de 2010, o convidado foi o flautista Vladimir Soares. Ele revela que sonhava em ser violoncelista ou pianista e conta como o acaso o levou a descobrir a flauta e seu rico repertório, vindo a perder o preconceito em relação a este instrumento estigmatizado pela iniciação musical.

Vladimir Soares iniciou seus estudos musicais no projeto Orquestra de Flautas Villa-Lobos, com a professora Cecília Silveira. Em 2006, formou-se como técnico em música na Escola Sinodal de Ensino Profissional / Escola Superior de Teologia (EST), de São Leopoldo, onde integrou o Octeto de Flautas Doces da instituição. Atualmente, é aluno da professora Lucia Carpena no curso de Licenciatura em Música UFRGS e integra o Conjunto de Flautas Doces do departamento, o Flautarium. Vladimir já participou da gravação de quatro CDs: “O Trenzinho do Caipira” e “Olhos Coloridos”, da Orquestra de Flautas Villa-Lobos; “Octoeólio”, do Octeto de Flautas Doces da EST; e “Série Brasil 2010”, como solista do projeto homônimo do compositor Dimitri Cervo. Ele venceu as edições de 2009 e 2010 do Concurso Jovens Solistas SESI/Fundarte e vem atuando à frente das principais orquestras do Rio Grande do Sul.

Para ouvir esta entrevista, faça o download aqui.

domingo, 11 de julho de 2010

Artur Elias Carneiro


No dia 27 de junho de 2010, o flautista Artur Elias Carneiro foi o convidado. Na entrevista, ele recupera suas referências de escuta na infância; relembra o impacto de seu primeiro contato com Hans Hess, seu professor de flauta durante oito anos; fala dos percalços de sua experiência na Alemanha; classifica sua insistência na formação de grupos de câmara como uma teimosia e comenta suas expectativas em torno da construção da sala de concerto da OSPA.

Artur Elias Carneiro se diz um “filho flautístico” de Hans Hess, que foi seu primeiro professor, na Escola de Música da OSPA, e o orientou até o término da graduação em Música na UFRGS. Depois de formado, Artur buscou aprofundamento em Stuttgart, na Alemanha, onde viveu por quase três anos. Ele conquistou a cadeira de primeiro flautista da OSPA aos 19 anos. Em paralelo ao trabalho na orquestra, vem mantendo intensa atividade camerística. Transita por diversos terrenos musicais, desde a música de vanguarda até a barroca, passando pela música popular instrumental. Fundou ensembles como o Duo Porto Alegre, o Trio Tonus, o Quarteto Instrumental e o novo Ensemble Gnattali. Além disso, desenvolve frutífera colaboração com a pianista e compositora Dunia Elias, trabalho pelo qual foi premiado no Musicanto Sul-Americano de Nativismo em 2004.

Para ouvir esta entrevista, faça o download aqui.

Luciano Zanatta


A edição do dia 20 de junho de 2010 teve o compositor Luciano Zanatta como entrevistado. Ele repassa sua trajetória em torno da música, desde os discos comprados com o troco da padaria na infância até tornar-se professor universitário, passando pela conturbada decisão de fazer o curso superior em Música e pela experiência como saxofonista de telegramas ao vivo. Luciano desconstrói a idéia de que a graduação em Música na UFRGS seja focada na música de concerto e fala de como conciliou as aulas com a atuação em bandas no cenário do rock gaúcho e da música nativista.

Luciano Zanatta iniciou sua formação musical aos 11 anos de idade. Estudou violão, guitarra, flauta doce e saxofone. Integrou bandas como a Aristhóteles de Ananias Jr. e Os Relógios de Frederico, e com elas lançou diversos discos. Em 2002 gravou o seu álbum solo, Volume 2. Antes disso, no ano de 2000, foi selecionado para participar do Projeto Rumos da Música, do Itaú Cultural. Luciano é bacharel, mestre e doutor em Música pela UFRGS. Foi professor do Conservatório de Música da Ufpel, do Centro Universitário Metodista IPA, e atualmente é adjunto do Departamento de Música da UFRGS.

Para ouvir esta entrevista, faça o download aqui.

Lucila Conceição


A pianista Lucila Conceição foi a convidada do programa no dia 13 de junho de 2010. Lucila cresceu em ambiente musical, assistindo às aulas de piano que sua mãe ministrava em casa. O sonho de ser professora surgiu nessas vivências infantis. Acabou por dedicar sua vida ao ensino da música. Lucila viu ser inaugurado o prédio do Instituto de Belas Artes, onde concluiu sua formação em 1952, sob orientação do professor Tasso Corrêa, e ainda acompanhou a transição que vinculou a instituição à UFRGS. Foi professora do Departamento de Música durante 30 anos e, mesmo depois de aposentada, segue dando aulas, com foco na iniciação musical de crianças e adultos.

Para ouvir esta entrevista, faça o download aqui.

Guilherme Bartz


No dia 6 de junho de 2010, o compositor Guilherme Bartz foi o entrevistado do Música em Pessoa. Ele diz ainda não se considerar um compositor e comenta o projeto em andamento da construção de um acervo pessoal de gravações, que serviria como uma coleção de referências musicais a serem utilizadas para criar. Ao longo da conversa, ele também lamenta a ausência de uma crítica musical ativa no estado e fala sobre o percurso que tem percorrido com a intenção de tornar-se um jornalista musical.

Guilherme Bartz iniciou seus estudos musicais aos oito anos de idade, no Conservatório Leo Schneider do Colégio Americano. Em 2004, ingressou no curso de Bacharelado em Música da UFRGS, com ênfase em Composição, sob orientação do professor Antônio Carlos Borges Cunha. Formou-se em 2008, mas, antes disso, já iniciou um segundo curso superior. Desde 2007, ele estuda Jornalismo na PUCRS. Guilherme foi bolsista dos cursos de Extensão em Instrumentos Musicais da UFRGS e, atualmente, dá aulas na Oficina de Teoria e Percepção Musical do mesmo projeto, além de atuar como professor de piano e teclado na escola Estação Musical.

Para ouvir esta entrevista, faça o download aqui.

sábado, 26 de junho de 2010

Hella Frank


No dia 30 de maio de 2010, a violinista Hella Frank foi a entrevistada. Ela relembrou da naturalidade de sua iniciação musical, ainda em casa, por estímulo da mãe; falou do que a figura de Marcello Guerchfeld, seu primeiro professor de violino, significou na sua formação; e refletiu sobre sua experiência de vinte anos como professora do Departamento de Música do Instituto de Artes da UFRGS.

Hella Frank é graduada em Música pela UFRGS e mestre pelo New England Conservatory, nos Estados Unidos. Foi membro da Orquestra Infanto-Juvenil da UFRGS e spalla da Orquestra de Câmara do Theatro São Pedro, além de ter feito parte da concepção e participado da Orquestra de Câmara da ULBRA. Integrou diversos agrupamentos de música de câmara, como o Quarteto que virou Quinteto Scarlatti, com Cármelo de los Santos, Mabio Duarte, Rodrigo Alquati e Catarina Domenici. Mais recentemente, formou, com a pianista Olinda Allessandrini e a violoncelista Inge Volkmann, o trio Elas por Elas. Em 2010, Hella completa vinte anos de atuação como professora de violino, viola e música de câmara do Instituto de Artes, onde também coordena a Extensão em Música.

Para ouvir esta entrevista, faça o download aqui.

Maurício Starosta


No dia 23 de maio de 2010, o Música em Pessoa recebeu o pianista Maurício Starosta. Ele relembrou seus primeiros contatos com a música através da ampla discoteca do pai, refletiu sobre sua trajetória e apresentou gravações ao vivo de seus recitais de mestrado.

Maurício Starosta é bacharel e mestre em piano pela UFRGS. Ele também estudou com José Alberto Kaplan, da Universidade Federal da Paraíba, e, em 2004, recebeu bolsa de estudos do célebre professor Peter Feuchwanger para participar dos seus masterclasses internacionais em Salzburg, na Áustria, e em Böblingen, na Alemanha. Maurício foi professor substituto da Universidade Federal de Pelotas entre 2006 e 2008 e, atualmente, ministra aulas particulares e trabalha como pianista acompanhador.

Para ouvir esta entrevista, faça o download aqui.

Luciana Prass


A violonista e etnomusicóloga Luciana Prass foi a entrevistada da edição que foi ao ar no dia 16 de maio de 2010. A convidada recuperou suas primeiras lembranças musicais, ainda no contexto familiar, em Cachoeira do Sul, e refletiu sobre sua trajetória marcada pela intersecção entre as tradições musicais erudita e popular, além de compartilhar com o ouvinte suas experiências etnográficas em escola de samba e entre quilombolas.

Luciana Prass é Bacharel em Violão, Mestre em Educação Musical e Doutora em Etnomusicologia pela UFRGS. Hoje, é professora adjunta do Departamento de Música do Instituto de Artes da UFRGS, atuando nas áreas de arranjo, improvisação e prática musical em conjunto. Como musicista e arranjadora, Luciana participou da Camerata Consort de Violões, do Conjunto de Câmara de Porto Alegre, do grupo Corta-Jaca e da banda Maria Vai Com as Outras. Desde 1993, tem também trabalhado como compositora de trilhas sonoras e sonoplastia para teatro e vídeo. Como pesquisadora, se dedica ao estudo das músicas de tradição afro-brasileira.

Para ouvir esta entrevista, faça o download aqui.

Luciane Cuervo

Foto: Myra Gonçalves

No dia 9 de maio de 2010, a flautista Luciane Cuervo foi a entrevistada do Música em Pessoa. A convidada falou sobre sua relação com a UFRGS, desde a iniciação musical até a docência, passando pela graduação e pós-graduação, e comentou os desafios e as possibilidades que se abrem para a educação musical com o retorno da música ao currículo escolar e com o ensino a distância.

Luciane Cuervo iniciou seus estudos musicais aos cinco anos de idade, com a professora Leda Mársico, e esteve sempre ligada a projetos de extensão da UFRGS. Mais tarde, foi a primeira Bacharel em Flauta Doce formada pela universidade. Cursou o mestrado em Educação sob orientação de Leda Maffioletti. Atualmente, Luciane é professora do Departamento de Música nas modalidades presencial e a distância. Como instrumentista, se dedica à interpretação de música antiga e contemporânea. Gravou os CDs Sonetos de amor e morte e Octoeólio, além do disco infanto-juvenil anexo ao livro A criança no mundo da música, de Leda Mársico.

Para ouvir esta entrevista, faça o download aqui.

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Hans Hess

Encerrando a série que comemorou o primeiro ano de existência do Música em Pessoa e homenageou os ex-professores do Departamento de Música do IA/UFRGS, o programa recebeu o flautista Hans Hess no dia 2 de maio de 2010. Tendo a música como um catalisador de memórias, Hans relembrou o momento em que descobriu seu instrumento, suas primeiras experiências em orquestra e sua vinda para o Brasil a convite da OSPA. Além disso, contabilizou os quilômetros rodados para dar aulas pelo interior do estado e avaliou as mudanças por que passou o meio musical gaúcho nas últimas décadas.

Hans Hess nasceu na Alemanha. Apesar do gosto pela música ter se desenvolvido muito cedo, só começou a estudar flauta aos 17 anos. Em 1948, entrou para o Conservatório do Estado da Baviera em Würzburg. Entre 1951 e 1952, esteve no Canadá, onde continuou sua formação no Alberta College e atuou na Orquestra Sinfônica de Edmonton. De volta à Alemanha, concluiu seus estudos de pós-graduação. Em 1957, foi contratado pela OSPA e fixou residência no Brasil. Foi flautista da orquestra durante mais de 25 anos e também trabalhou como docente em diversas instituições gaúchas, como a Universidade Federal de Santa Maria, a Universidade Federal de Pelotas, a Escola de Música da OSPA e o Instituto de Artes da UFRGS.

Para escutar este programa, faça o download aqui.

terça-feira, 15 de junho de 2010

Isolde Frank


A sétima edição da série de entrevistas com os ex-professores do Departamento de Música do IA/UFRGS foi ao ar no dia 25 de abril de 2010, tendo como convidada a flautista Isolde Frank. Ela repassou sua trajetória, refletindo sobre como, em contato com a realidade brasileira, deixou de lado o sonho de tocar flauta transversa em conjuntos de câmara e orquestras para se dedicar à alfabetização musical.

Isolde Frank nasceu na Alemanha e começou a estudar flauta doce ainda em casa. Sempre sonhou, no entanto, em tocar flauta transversa. Ela se formou no curso de Flauta Transversa da Escola Superior de Música em Stuttgart e fez uma especialização em flauta doce. No Brasil, Isolde teve papel fundamental na legitimação da flauta doce na década de 1960. Como professora do Departamento de Música do IA/UFRGS, durante vinte anos, trabalhou pela valorização do instrumento até então pouco conhecido e aceito em nosso meio. Incentivada por Bruno Kiefer, fundou o Quarteto de Flautas de Porto Alegre – que, mais tarde, uniu-se ao Madrigal da UFRGS, transformando-se em Conjunto de Câmara de Porto Alegre. Isolde Frank também criou o Curso Livre de Flauta Doce e a Orquestra Infanto-Juvenil da UFRGS, além de publicar os livros Método para flauta doce (1976), Pedrinho toca flauta I e II (1980 e 1982), ABC da música (2008) e o cancioneiro Vêm, amigos, vêm cantar (2009).

Para ouvir este programa, faça o download aqui.

Leda Mársico

Na sexta edição da série que comemorou o primeiro ano de existência do Música em Pessoa, que foi ao ar no dia 18 de abril de 2010, o programa recebeu a educadora musical Leda Mársico.

Leda Mársico é formada em Música, com ênfase em Piano, e mestre em Educação pela UFRGS. Ela também realizou estudos na Europa, onde teve aulas com o compositor e educador musical Carl Orff. Como professora da UFRGS, Leda atuou no Departamento de Música e no Departamento de Ensino e Currículo da Faculdade de Educação. Fora do âmbito da universidade, trabalhou no Colégio João XXIII, ministrando aulas de música no Ensino Fundamental. Entre as suas produções na área da Educação Musical, destacam-se O canto na escola de 1º grau, pesquisa publicada pelo MEC, Introdução à leitura e grafia musical - Caderno de metodologia, escrito em colaboração com Maria Helena Galichio e Cecília Silveira, A voz infantil e o desenvolvimento músico-vocal, lançado em 1979 pela EST, e A criança no mundo da música, obra com partituras e CD editada pela Rígel em 2002.

Para ouvir este programa, faça o download aqui.

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Maly Weisenblum


A quinta edição da série de entrevistas com ex-professores do departamento foi com a pianista Maly Weisenblum, no dia 11 de abril de 2010. A convidada repassou sua trajetória, relembrando momentos importantes de sua formação, o contexto efervescente da música no estado naquele período e as suas vivências no meio musical vienense de meados do século XX, onde teve contato com músicos como Martha Argerich e Zubin Mehta.

Maly Weisenblum é formada pela Academia de Viena, na Áustria, e especializada em Música de Câmara pela Accademia Chigiana de Siena, na Itália. Ela também obteve o Premier Prix em Música de Câmara do Conservatório Real de Música de Bruxelas, na Bélgica. Foi professora de Piano e de Música de Câmara no Departamento de Música do IA/UFRGS até se aposentar em 2006. Maly atuou como cravista da Orquestra de Câmara do Theatro São Pedro durante muitos anos e apresentou-se como solista frente às principais orquestras sinfônicas e de câmara do país, além de realizar inúmeros recitais, solo e de música de câmara.

Para ouvir esta entrevista, faça o download aqui.

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Marcello Guerchfeld


Na quarta edição da série de entrevistas com os ex-professores do Departamento de Música do IA/UFRGS, o programa recebeu o violinista Marcello Guerchfeld no dia 4 de abril de 2010. Marcello repassou sua trajetória, desde a formação inicial, ainda em São Paulo, quando o pai projetava nele o sonho de ter um filho violinista, passando pelos acasos que o fizeram optar pela música como profissão, por sua larga experiência dentro do IA e pela descoberta do gosto pela psiquiatria.

Marcello Guerchfeld é graduado e pós-graduado pela Juilliard School of Music. Atuou como spalla da Orquestra de Câmara de Bruxelas e como violinista e violista da Orquestra de Câmara de Zurique. De volta ao Brasil, foi professor de violino e viola do Departamento de Música do IA/UFRGS durante mais de trinta anos. Marcello tem sido professor e artista convidado de diversos festivais de música brasileiros, além de realizar recitais e concertos com orquestras ao redor do país. Em 2001, recebeu o Prêmio Açorianos de Música por suas atividades pedagógicas.

Para ouvir esta entrevista, faça o download aqui.

domingo, 30 de maio de 2010

Hubertus Hofmann


A terceira edição da série que comemorou o primeiro ano do Música em Pessoa foi veiculada no dia 28 de março de 2010. O entrevistado foi o pianista e compositor Hubertus Hofmann. Ele falou sobre a aquisição do gosto pela música ainda em casa, através da mãe musicista, que o enviou para Leipzig a fim de que ele integrasse o tradicional coro da Igreja de São Tomás (a mesma em que J. S. Bach atuou no período final de sua vida). Ao retomar sua formação de nível superior, Hofmann trouxe à tona recordações da Berlim do segundo pós-guerra e refletiu sobre o significado de fazer música naquele contexto. Além disso, o assíduo freqüentador dos concertos e recitais da cidade comentou a falta de inspiração que lhe tem tomado nos últimos tempos, mas não descartou a idéia de voltar a compor.

Hubertus Hofmann nasceu na Alemanha, em 1929. Após a Segunda Guerra Mundial, estudou na Escola Superior de Música de Berlim, onde concluiu o curso de piano e licenciatura. Depois de formado, trabalhou como acompanhador nos teatros estaduais de Mainz e Munique. Em 1962, radicou-se em Porto Alegre. Foi pianista titular da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre durante 35 anos e professor do Departamento de Música do IA/UFRGS por 30 anos, além de desenvolver importante atuação como compositor.

Para ouvir esta entrevista, faça o download aqui.

sábado, 29 de maio de 2010

Dirce Knijnik

Na segunda edição da série que comemorou o primeiro ano do Música em Pessoa homenageando os ex-professores do Departamento de Música do IA/UFRGS, a entrevistada foi a pianista Dirce Knijnik. O programa foi ao ar no dia 21 de março de 1010. Dirce repassou sua trajetória, relembrando momentos como sua chegada a Porto Alegre na véspera do Golpe Militar para realizar a seleção na universidade, mas mostrou-se pouco afeita à palavra; preferiu deixar que a música falasse por ela.

A carioca Dirce Knijnik iniciou seus estudos ainda em casa, sob a orientação de sua irmã mais velha. Mais tarde, formou-se na Escola Nacional de Música da Universidade Federal do Rio de janeiro, obtendo medalha de ouro. Trabalhou com música de câmara ao lado de artistas consagrados e também atuou como solista, sob a regência de maestros como Leo Perachi, Alceu Bochino, Eleazar de Carvalho, Jean Jacques Pagnot, Arlindo Teixeira e John Neschling. Dirce fez sua estréia internacional no Town Hall, em Nova York, em 1964. Neste mesmo ano, radicou-se em Porto Alegre. Foi professora titular de piano do Departamento de Música do IA/UFRGS durante 24 anos.

Para ouvir esta entrevista, faça o download aqui.

domingo, 2 de maio de 2010

Zuleika Rosa Guedes

Foto: Flávio Dutra

Para comemorar o seu primeiro aniversário, o Música em Pessoa começou o ano homenageando e resgatando as histórias de uma geração que formou os músicos hoje atuantes em nosso meio. No dia 14 de março de 2010, teve início uma série de entrevistas com ex-professores do Departamento de Música do Instituto de Artes da UFRGS. A primeira convidada foi a pianista Zuleika Rosa Guedes.

Uma das mais ativas intérpretes gaúchas do século XX, Zuleika atualmente está aposentada. Foi professora do Instituto de Artes durante 25 anos. Paralelamente, atuou como concertista, mas, com o distanciamento que o passar dos anos permite, ela avalia que o mais importante de sua trajetória foi o trabalho com o Trio Porto Alegre, conjunto de câmara que se manteve em atividade por 30 anos. “A música de câmara é a única conversa em que as pessoas realmente se entendem”, diz ela. Na entrevista que concedeu ao Música em Pessoa, a pianista faz piada com seus 91 anos, fala de sua relação com o marido Paulo Guedes, reconstitui o contexto musical do Rio Grande do Sul à época de sua formação como musicista e se permite apontar problemas que cercam esse meio hoje em dia.

Para ouvir este programa, faça o download aqui.

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Catarina Domenici

Foto: Myra Gonçalves

A última edição do primeiro ano do Música em Pessoa foi ao ar no dia 13 de dezembro de 2009. A entrevistada foi a pianista Catarina Domenici, que falou de sua formação musical eclética no Conservatório de Tatuí e também relembrou suas vivências na escola de samba de São Miguel Arcanjo, nos bailes que tocou pelo inteior de São Paulo e nos tempos em que conciliou os bares noturnos e a atuação no grupo PIAP da UNESP. Ao longo do programa, Catarina apresentou um pouco de seu trabalho dedicado à música contemporânea e avaliou como o somatório dessas experiências fez com que ela se tornasse uma pianista que rejeita rótulos musicais e busca conciliar teoria e prática.

Catarina Domenici iniciou seus estudos musicais com Angelina Raggazzi em Itapetininga, SP, sua cidade natal. Mais tarde, ingressou no Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos de Tatuí, onde estudou até entrar para o Bacharelado em Música da UNESP. Depois de graduada, Catarina cursou Mestrado e Doutorado na Eastman School of Music, onde recebeu o Performer’s Certificate e o prêmio Lizie Teege Mason. Entre os anos de 2008/09, desenvolveu pesquisa de Pós-Doutorado na Universidade de Buffalo e acaba de voltar a Porto Alegre para reassumir seu posto de professora adjunta do Departamento de Musica da UFRGS. Catarina tem mais de vinte anos de envolvimento com a produção contemporânea e possui vários CDs que receberam o troféu Açorianos em diversas categorias.

Para ouvir esta entrevista, faça o download aqui.