quarta-feira, 2 de junho de 2010

Marcello Guerchfeld


Na quarta edição da série de entrevistas com os ex-professores do Departamento de Música do IA/UFRGS, o programa recebeu o violinista Marcello Guerchfeld no dia 4 de abril de 2010. Marcello repassou sua trajetória, desde a formação inicial, ainda em São Paulo, quando o pai projetava nele o sonho de ter um filho violinista, passando pelos acasos que o fizeram optar pela música como profissão, por sua larga experiência dentro do IA e pela descoberta do gosto pela psiquiatria.

Marcello Guerchfeld é graduado e pós-graduado pela Juilliard School of Music. Atuou como spalla da Orquestra de Câmara de Bruxelas e como violinista e violista da Orquestra de Câmara de Zurique. De volta ao Brasil, foi professor de violino e viola do Departamento de Música do IA/UFRGS durante mais de trinta anos. Marcello tem sido professor e artista convidado de diversos festivais de música brasileiros, além de realizar recitais e concertos com orquestras ao redor do país. Em 2001, recebeu o Prêmio Açorianos de Música por suas atividades pedagógicas.

Para ouvir esta entrevista, faça o download aqui.

Um comentário:

  1. Em maio de 1967 Marcello teve sua primeira apresentação no Teatro Municpal de S. Paulo city com a sinfônica local. Sua apresentação foi um sucesso e ainda tenho uma página do programa que o mostra durante um de seus concertos anteriores. Hoje vivo nos Estados Unidos e me a proximo dos 92 anos de idade; porém a lembrança dos bons eventos do passado ainda povoam a mente do velhinho. Desde sua juventude Marcello tem enriquecido nossos tesouros intellectuais, através da boa música. Flavio Moura, Sebastopol, California.

    ResponderExcluir