segunda-feira, 18 de abril de 2011

Tasso Bangel

No dia 10 de abril de 2011, o compositor e arranjador Tasso Bangel foi o entrevistado, justamente na semana em que completava seus 80 anos. Na conversa, o aniversariante fala de como a frequência aos ensaios do coro de igreja no qual sua mãe cantava influenciou seu gosto pela música feita em conjunto, de vozes ou por orquestras, o que marcou seu trabalho no famoso Conjunto Farroupilha. Amante do que gosta de chamar de música culta, Tasso nunca deixou de compor dentro desta tradição, mas destaca que sua subsistência sempre lhe foi garantida pela música popular. Ao longo da entrevista, escutamos aquela que, segundo Bangel, foi a primeira gravação de Samba de uma nota só e a abertura da ópera Um romance gaúcho.

Tasso Bangel estudou no Instituto de Belas Artes e no Instituto Musical Porto Alegre. Em 1948, formou o Conjunto Farroupilha. Estabeleceu-se em São Paulo e esteve ainda à frente do grupo Tom da Terra e do Sexteto Brasil Cordas. Conquistou quatro prêmios da Associação Paulista de Críticos de Arte, como grupo vocal, compositor de música de câmara e sinfônica. De volta a Porto Alegre, atualmente ministra curso de composição e arranjo na Extensão em Música da UFRGS.

Para ouvir esta entrevista, faça o download aqui.

5 comentários:

  1. Grande Maestro, grande arranjador. Muito sensível à sutil beleza da música brasileira; não só àquela que escutamos nos rádios, mas também àquela música que brota na nascente da cultura brasileira.
    Escrevo isso com fé que um dia ele lerá.
    Muitas saudades, maestro Tasso! Sentimos falta da sua riqueza como ser humano e como músico!
    Rebecca Francisquini - Pólo Júlio Prestes
    ♥ ♫

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Maestro esta ativo, tocando e compondo. Moramos no mesmo prédio.

      Excluir
  2. Assim como minha Amiga Rebecca escreveu,Não tenho Palavras para Expressar, o quanto essa "Musica Tassiana" influencia em nossa Vida Musical!...O Fato de Passar HORAS naquela sala de Estudos com as Obras e o próprio Tasso são Indiscritives...Saudade Tasso...Um Abraço do Clarinetista que mais te Deu Trabalho kkkkk

    Jackson Alencar-Clarinete -Pólo Júlio Prestes

    ResponderExcluir
  3. Maestro Tasso é um grande músico e um grande compositor. Tive a honra e o prazer de trabalhar ao lado desse grande mestre da nossa musica. Tenho grande satisfação de dizer que minhas primeiras composições teve influencia de sua musica.

    Marcos Adriano Baptista

    ResponderExcluir
  4. O Maestro Tasso lançou um novo DVD em junto 2017.

    ResponderExcluir