sábado, 31 de dezembro de 2011

Tiago Ribas


No Natal de 2011, o violinista Tiago Ribas foi o convidado do Música em Pessoa.

Tiago é bacharel em Música, com habilitação em violino, e mestre em Práticas Interpretativas pela UFRGS. Integrou orquestras como a Orquestra Filarmônica da PUCRS, a Orquestra de Câmara do Theatro São Pedro e a Orquestra Sinfônica da UCS. Desde 2010, atua como professor de violino do Conservatório de Música da UFPel.

Para ouvir esta entrevista, faça o download aqui.

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Paulo Dorfman


Em 18 de dezembro de 2011, foi ao ar entrevista com o pianista e compositor Paulo Dorfman.

Paulo é formado em Música, com ênfase em Composição e Regência, pela UFRGS. Estudou harmonia, licenciatura e teclados eletrônicos na Yamaha Foundation, em São Paulo. Foi maestro e arranjador da Orquestra Popular de Porto Alegre e do grupo vocal Vox Polis. Atua como professor do curso de licenciatura em Música no Instituto Metodista de Educação e Cultura de Porto Alegre.

Para ouvir esta entrevista, faça o download aqui.

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

James Correa


No dia 11 de dezembro de 2011, o compositor James Correa foi o entrevistado.

James é bacharel em violão e mestre em composição pela UFRGS. Fez seu doutorado na State University of New York at Buffalo. Atua como professor de composição e música eletroacústica no Núcleo de Música do Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas. Em 2003 gravou, com o apoio do Fumproarte, o cd Plural, com obras suas e do compositor Eduardo Miranda. Suas composições têm sido executadas na Argentina, nos Estados Unidos, no Canadá, na Europa e nos mais importantes eventos dedicados à música contemporânea no Brasil.

Para ouvir esta entrevista, faça o download aqui.

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Carla Maffioletti


Em passagem pelo Brasil, a cantora Carla Maffioletti esteve na Rádio da Universidade. A entrevista com ela foi ao ar no Música em Pessoa do dia 4 de dezembro de 2011.

Carla é bacharel em Música com habilitação em violão pela UFRGS e pós-graduada em Ópera e Música de Câmara no Conservatório de Maastricht, na Holanda. Mora na Europa há 13 anos. Desde 2002, faz parte do elenco de solistas do violinista André Rieu e sua Johann Strauss Orchestra. Suas performances foram registradas em diversos CDs e DVDs, frequentemente transmitidos por rádio e televisão pelo mundo inteiro. De 2009 a 2011 foi contratada como solista no Teatro de Ópera de Giessen, na Alemanha. Integra como violonista a Orquestra de Bandolins e Violões The Strings. Com o grupo, gravou seu primeiro CD solo, que será lançado em 2012.

Para ouvir esta entrevista, faça o download aqui.

Christian Benvenuti


Na edição de 27 de novembro de 2011, o programa recebeu o compositor Christian Benvenuti.

Christian é bacharel em Música e mestre em Composição Musical pela UFRGS. Fez doutorado na University of Surrey, na Inglaterra. Integrou o Conjunto de Câmara de Porto Alegre e o grupo britânico de música antiga Il Festino. Sua obra intitulada Yellow Eagle on Red Sky (2009) recebeu o prêmio David Lovatt, concedido pelo Gemini Ensemble, e Mnesterophonia (2010) recebeu o Prêmio Funarte de Composição Clássica 2011 e foi estreada na XIX Bienal de Música Brasileira Contemporânea.

Para ouvir esta entrevista, faça o download aqui.

Jorge Inda


O professor e violinista Jorge Inda foi o convidado do Música em Pessoa no dia 20 de novembro de 2011.

Jorge Inda é natural do Uruguai e mudou-se para o Brasil em 1966, para integrar a OSPA. É formado em Música pela UFRGS. Foi professor do Projeto Prelúdio durante muitos anos, e hoje atua no Colégio de Aplicação e na Escola Superior de Teologia de São Leopoldo. Em 2006, recebeu diploma de honra do mérito do então secretário da Educação José Fortunati, em reconhecimento por seu trabalho em escolas públicas da periferia da cidade.

Para ouvir esta entrevista, faça o download aqui.

Paulo Inda


Em 13 de novembro de 2011, o programa foi com o violonista Paulo Inda.

Paulo é bacharel em violão pela UFRGS e mestre em Guitar Performance pela Manhattan School of Music de Nova Iorque. Hoje atua como professor do curso de Música da UFRGS. Sua discografia inclui os álbuns Paulo Inda I, vencedor do Prêmio Açorianos de melhor disco erudito de 2006; Guitar Review New Music Series Volume 4, lançado mundialmente pela Guitar Review Magazine; Convergências, com Rodrigo Silveira; e Brasil 2010, com a estreia mundial do Concerto para Violão e Cordas de Dimitri Cervo.

Para ouvir esta entrevista, faça o download aqui.

Alexandre Vieira


O professor e compositor Alexandre Vieira foi o convidado da edição de 6 de novembro de 2011.

Alexandre é licenciado em Música e mestre em Educação Musical pela UFRGS. Hoje trabalha como professor e coordenador do Projeto Prelúdio e do Curso Técnico em Instrumento Musical do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – campus Porto Alegre. Atua na área de música popular como compositor, arranjador e instrumentista. Em 2005 lançou o CD Chacarera Blues – As Canções de Alexandre Vieira, com composições próprias.

Para ouvir esta entrevista, faça o download aqui.

Jean Presser


No dia 30 de outubro de 2011, o Música em Pessoa recebeu o compositor e pianista Jean Presser.

Jean é licenciado em Música pela UFRGS e aluno do curso de mestrado na área na mesma universidade. Especializou-se em Cinema na Unisinos, onde hoje atua como professor convidado da disciplina História da Música no Cinema. Trabalha como compositor de trilhas sonoras para a programação da RBSTV, da TVCOM e do Canal Rural.

Para ouvir esta entrevista, faça o download aqui.

Dunia Elias


A pianista Dunia Elias foi a entrevistada no dia 23 de outubro de 2011.

Dunia atua como pianista, compositora, atriz-pianista e musicoterapeuta. Trabalha com música erudita de câmara, música instrumental popular e faz suas incursões no teatro. Dunia gravou seu primeiro CD, Ao Sul, em 1997, com financiamento do Fumproarte. No ano 2000, foi uma das selecionadas para o projeto Rumos Musicais do Itaú Cultural. Integra os espetáculos Tango's Show, de Carlitos Magallanes, e Tãntãngo e Hique Gomez e seus personagens, de Hique Gomez.

Para ouvir esta entrevista, faça o download aqui.

Juliana Pedrini


No dia 16 de outubro de 2011, a educadora musical Juliana Pedrini foi a entrevistada.

Juliana é licenciada em Música pela UFRGS, com ênfase em flauta doce. Atualmente é aluna do curso de mestrado em Educação da mesma universidade, sob orientação da profa. Dra. Leda Maffioletti. Desde 2006, é professora do Colégio de Aplicação, onde coordena a Orquestra de Flautas Doces e a Semana da Música.

Para ouvir esta entrevista, faça o download aqui.

Michel Dorfman


O pianista, arranjador e produtor musical Michel Dorfman foi o convidado do Música em Pessoa no dia 9 de outubro de 2011.

Michel é formado em Música, com habilitação em Composição, pela UFRGS. Atua como produtor, pianista e arranjador. Já colaborou com alguns dos principais nomes da música gaúcha, como Frank Solari, Hique Gomes, Gelson Oliveira, Renato Borghetti e Nelson Coelho de Castro. Foi premiado duas vezes como instrumentista pelo Açorianos de Música (1996 e 1999). Recentemente trabalhou como arranjador e pianista no CD Sambô, da cantora Renata Adegas.

Para ouvir esta entrevista, faça o download aqui.

Tiago Halewicz

Foto: Elisa Vialli

No programa veiculado em 2 de outubro de 2011, o pianista Tiago Halewicz foi o entrevistado.

Tiago graduou-se em Música pela UFRGS e estudou com a pianista Maria Szraiber na Akademia Muzyczna im. Fryderyka Chopina de Varsóvia. Em pesquisa de pós-graduação, debruçou-se sobre a obra do compositor Karol Szymanowski. Atua como músico e pesquisador na área de cultura polonesa. No StudioClio, em Porto Alegre, é curador do projeto Memória Cultural Polonesa, ciclo de atividades patrocinado pelo Consulado Geral da República da Polônia em Curitiba.

Para ouvir esta entrevista, faça o download aqui.

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Guenther Andreas


No dia 25 de setembro de 2011, o percussionista Guenther Andreas foi o convidado do Música em Pessoa.

Guenther começou a levar a música a sério em 1984, quando, aos 19 anos, deixou de lado o curso de Arquitetura para me dedicar à bateria. É percussionista da OSPA e também se envolve com concepção de instrumentos musicais, composição de trilhas para cinema e teatro e performances em jams de música e dança. Atualmente se dedica ao estudo da cravina, instrumento que ele mesmo desenvolveu.

Para ouvir esta entrevista, faça o download aqui.

Ricardo Mitidieri


No dia 18 de setembro de 2011, o Música em Pessoa entrevistou o violonista e compositor Ricardo Mitidieri.

Ele é graduado em Música pela UFRGS e doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, onde defendeu a tese Composição e contexto: a música e o discurso de Pierre Boulez. Leciona violão, teoria musical e história da música no Projeto Prelúdio e no curso técnico em Música do Instituto Federal do Rio Grande do Sul.

Para ouvir esta entrevista, faça o download aqui.

Maria Benincá


A pianista Maria Benincá foi a entrevistada do Música em Pessoa em 11 de setembro de 2011.

Maria Benincá é aluna do curso de Bacharelado em Música, com habilitação em Piano, na UFRGS. Atualmente, tem se preparado para concursos de piano, trabalhado como pianista correpetidora e atuado na área da música contemporânea. Participou das edições 2010 e 2011 do Música de Poa e foi uma das idealizadoras do grupo Ensemblefantes. Desde 2009, integra o Grupo de Pesquisas em Práticas Interpretativas, coordenado pela professora Cristina Gerling, que estuda o repertório latino-americano para piano dos séculos XX e XXI.

Para ouvir esta entrevista, faça o download aqui.

Fernanda Krüger

Foto: Rosane Scherer

Na edição do dia 4 de setembro de 2011, a convidada foi a violonista Fernanda Krüger.

Fernanda Krüger é bacharel em violão pela UFRGS e técnica em instrumento musical pela Escola Sinodal de Educação Profissional. Atua como professora de violão do Projeto Prelúdio e do Curso Técnico em Instrumento Musical, ambos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RS (campus Porto Alegre). Além disso, desenvolve o projeto de música popular Fernanda Krüger Trio, com Lucas Krüger e Luthiero Tacuatiá. O grupo foi contemplado pelo Fundo Municipal de Cultura de São Leopoldo com o financiamento de seu primeiro disco, com lançamento previsto para o início de 2012.

Para ouvir esta entrevista, faça o download aqui.

Cynthia Geyer


No dia 28 de agosto de 2011, a pianista Cynthia Geyer foi a entrevistada do Música em Pessoa.

Ela é bacharel em Piano e mestre em Educação Musical pela UFRGS. Atuou como professora de piano e pesquisadora na área de pedagogia do piano. Hoje dirige a escola de música Estação Musical.

Para ouvir esta entrevista, faça o download aqui.

Cláudia Braga


Em 21 de agosto de 2011, a entrevistada foi a cantora e professora Cláudia Braga.

Ela é graduada em Música pela UFRGS. Integrou o grupo Maria vai com as outras, participou dos espetáculos do vocal Mandrialis e também da banda Os Relógios de Frederico. Coordena o espetáculo de música infantil Pitocando e é diretora da Casa Elétrica. Atualmente, está fundando a Ong Pitoco, com foco no oferecimento de oficinas de música e artes visuais para o público de 0 a 5 anos.

Para ouvir esta entrevista, faça o download aqui.

Cláudia Schreiner

Foto: Christian Benvenuti

A flautista Cláudia Schreiner foi a convidada na edição veiculada em 14 de agosto de 2011.

Ela é bacharel em Música com habilitação em flauta pela UFRGS e cursou mestrado no Programa de Pós-Graduação em Música da UFBA, com orientação de Lucas Robatto. Foi flautista da Orquestra Municipal de Sopros de Caxias do Sul e da Orquestra Filarmônica da PUCRS. Deu aulas de flauta e história da música na Escola Sinodal de Educação Profissional (ESEP)/Escola Superior de Teologia (EST) e atualmente é professora de flauta no Prelúdio, no Instituto Federal do Rio Grande do Sul.

Para ouvir a entrevista, faça o download aqui.

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Lucas Alves


No dia 7 de agosto de 2011, o Música em Pessoa recebeu o regente e cantor Lucas Alves.

Lucas Alves iniciou seus estudos de música no Projeto Prelúdio da UFRGS, depois cursou o Bacharelado em Regência Coral no Departamento de Música da universidade. No ano de 2008 ingressou no curso de Licenciatura em Música – Habilitação Canto da UFRGS. Atua como regente do Coral da UFRGS e da Orquestra Jovem Villa-Lobos da Escola de Música Tio Zequinha. Desde 2008, integra o quarteto vocal Anonymmi Quattuor.

Para ouvir esta entrevista, faça o download aqui.

domingo, 20 de novembro de 2011

Germán Gras


No dia 31 de julho de 2011, o compositor Germán Gras foi o entrevistado do Música em Pessoa.

Germán Gras é formado em Música, com habilitação em Composição, pela Universidad Nacional del Litoral, na Argentina, seu país natal. Cursou mestrado no Programa de Pós-Graduação em Música da UFRGS, onde atualmente desenvolve pesquisa de doutorado. Suas peças têm ganhado prêmios e estreias nas salas de concerto porto-alegrenses, em projetos como o Música de POA, por formações como o Grupo de Música Contemporânea de Porto Alegre (GMC).

Para ouvir esta entrevista, faça o download aqui.

domingo, 31 de julho de 2011

Lauro Pecktor


No dia 24 de julho de 2011, o compositor Lauro Pecktor foi o convidado do programa. Ele relembra as primeiras lições de piano com a avó, que lhe ensinou a escutar música, e reflete sobre sua formação e seu trabalho composicional, avaliando, inclusive, como a experiência de pesquisa com os manuscritos de Armando Albuquerque mudou a relação do jovem compositor com as suas próprias partituras.

Lauro Pecktor cursa atualmente o 7º semestre do bacharelado em Música, com habilitação em Composição, na UFRGS. Tem obras apresentadas regularmente em concertos do projeto Música de POA, do qual é integrante desde 2010. É um dos idealizadores do Ensemblefantes, grupo de música contemporânea recém-formado. Além disso, é bolsista PIBIC CNPq-UFRGS no projeto de pesquisa Genealogia das obras de Armando Albuquerque, coordenado pelo prof. Dr. Celso Loureiro Chaves.

Para ouvir esta entrevista, faça o download aqui.

Rafael Velloso


O saxofonista, produtor e etnomusicólogo Rafael Velloso era o convidado da edição do Música em Pessoa que foi ao ar no dia 17 de julho de 2011. Ele fala sobre a descoberta do saxofone como instrumento do choro, de seus estudos na área e de seu trabalho atual de pesquisa sobre Radamés Gnattali.

Rafael Velloso é bacharel em saxofone pela Universidade Estácio de Sá, licenciado em Música e mestre em Etnomusicologia pela UFRJ. Atualmente é doutorando no Programa de Pós-Graduação em Música da UFRGS. Em 2005 lançou seu CD solo Sax chorando. Seus últimos trabalhos como arranjador e produtor foram o disco Bonde Folia, da Orquestra Popular Céu na Terra, ganhador do Prêmio Tim 2008, e o DVD Quizomba ao vivo, lançado pela Som Livre em 2011.

Para ouvir esta entrevista, faça o download aqui.

Diego Silveira


Em 10 de julho de 2011, o percussionista e compositor Diego Silveira foi o entrevistado do Música em Pessoa. Ele repassa sua trajetória, apresenta um pouco de seu trabalho composicional desenvolvido no curso de mestrado e reflete sobre a cena da música contemporânea em Porto Alegre.

Diego Silveira é bacharel em Composição e mestre em Música pela UFRGS. Participou das bandas Aristóteles de Ananias Jr., Faskner e Os Relógios de Frederico, além de grupos de música contemporânea como Sons Trangênicos e Quarteto de Percussão de Porto Alegre. Em 2004 foi selecionado no projeto Rumos Culturais – Tendências e Vertentes, do Itaú Cultural. Atualmente é diretor do Grupo de Música Contemporânea de Porto Alegre e integra a OSPA, além de tocar bateria no grupo Sinuca de Bico.

Para ouvir esta entrevista, faça o download aqui.

Telmo Jaconi


No dia 3 de julho de 2011, o violonista Telmo Jaconi foi o convidado. Na entrevista, ele repassa sua trajetória, compartilha suas memórias sobre o cenário extremamente musical de sua infância e recupera lembranças e sensações de sua viagem, aos dezesseis anos de idade, à Áustria, para onde foi de navio, sem apoio familiar, para estudar violino. Telmo ainda sinaliza a importância da atuação da OSPA e do curso de Música da UFRGS na legitimação da profissão de músico, antes tido como vagabundo, e, por fim, fala sobre seu atual trabalho na transmissão de seu conhecimento às crianças.

Telmo Jaconi estudou na Academia de Música de Viena, na Áustria, e mais tarde formou-se em Música pela UFRGS. Integrou a OSPA por 44 anos, e durante boa parte deste tempo foi spalla do grupo. Ao longo de sua trajetória, atuou como solista de praticamente todas as orquestras brasileiras e de algumas no exterior. Hoje coordena e participa da Camerata Porto Alegre, além de estar à frente da Orquestra de Câmara Jovem do Rio Grande do Sul.

Para ouvir esta entrevista, faça o download aqui.

Alexandre Fritzen da Rocha

Foto: Kiran

No dia 26 de junho de 2011, o organista, pianista e compositor Alexandre Fritzen da Rocha foi o entrevistado do programa. Ele relembra sua iniciação ao piano, aos cinco anos de idade; comenta seu contato com a música popular na adolescência e suas experiências atuais com esse tipo de repertório; fala sobre sua opção pela graduação em Composição e a descoberta do interesse pelo órgão ao longo do curso; e dá seu testemunho sobre a ampliação do espaço para a música contemporânea em Porto Alegre. "A cada ano a gente consegue um espacinho maior nas páginas dos jornais", comemora.

Alexandre é bacharel em Música com habilitação em Composição pela UFRGS e atualmente cursa o Mestrado em Práticas Interpretativas do Programa de Pós-Graduação em Música da mesma universidade. É um dos organizadores do projeto Música de POA e atua como pianista, tecladista e arranjador em grupos como a Camerata Brasileira, a banda Renascentes, o grupo vocal Mandrialis e as Meninas Cantoras de Nova Petrópolis.

Para ouvir esta entrevista, faça o download aqui.

João Paulo Sefrin


O regente João Paulo Sefrin foi o entrevistado na edição que foi ao ar em 19 de junho de 2011. Ele relembra sua expectativa infantil em torno da visita semanal do vendedor de discos à casa de sua família em Sapiranga: ansiava por saber a que novo registro do repertório da música clássica teria acesso. João Paulo também fala de sua larga experiência de escuta da chamada música popular pela rádio e pela TV e comenta que nunca se viu como um solista, sempre direcionando-se para a música feita em conjunto.

João Paulo Sefrin é bacharel em Música com habilitação em Regência pela UFRGS. Em 2005, esteve na Universidade da Geórgia, nos Estados Unidos, e foi aluno convidado do maestro Mark Cedel. Atuou como regente do coro da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, da Unisinos e do Sesc Porto Alegre. Atualmente rege o Madrigal Presto e o grupo vocal-cênico Mandrialis. Desde o final de 2006, integra o grupo que formatou e lançou o Curso Superior de Formação Específica de Produtores e Músicos de Rock na Unisinos.

Para ouvir esta entrevista, faça o download aqui.

Francis Padilha


O cantor e regente Francis Padilha foi o convidado no dia 12 de junho de 2011. Ele fala sobre sua aproximação com a música durante a infância no Mato Grosso do Sul, quando já começou a brincar de regência no ambiente familiar. Além disso, relembra do contexto que o levou a largar o emprego de aeroviário para estudar canto em Porto Alegre e reflete sobre sua formação e sua trajetória profissional.

Francis Padilha é bacharel em Música pela UFRGS com habilitação em Canto e Regência Coral. Trabalha como regente e orientador de técnica vocal em diversos grupos. Paralelamente, mantém carreira como intérprete e estuda com o barítono Carlos Rodriguez. Em abril de 2011, ganhou dois prêmios no IX Concurso Internacional de Canto Bidu Sayão: terceiro lugar masculino e juri popular.

Para ouvir esta entrevista, faça o download aqui.

Paula Pecker


No dia 5 de junho de 2011, a educadora musical Paula Pecker foi a entrevistada do Música em Pessoa. Ela relembra como se deu a sua iniciação musical; fala de sua longa experiência no projeto Música para Bebês, da profa. Esther Beyer; e reflete sobre seu trabalho na musicalização infantil.

Paula Pecker é licenciada em Música e mestre em Educação pela UFRGS. Desde 2001, dedica-se à musicalização de bebês e crianças pequenas. Atuou em diversos espaços educacionais de Porto Alegre e foi professora substituta do Departamento de Música da UFRGS. Atualmente, além de desenvolver pesquisas na área de Educação Musical e ministrar cursos de formação de professores, coordena o projeto Musica per Bambini.

Para ouvir esta entrevista, faça o download aqui.

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Aninha Freire

Foto: Lu Mena Barreto

No dia 29 de maio de 2011, a contrabaixista Aninha Freire foi a convidada do Música em Pessoa. Na entrevista, ela recupera lembranças de sua iniciação lúdica dentro de uma família de larga tradição musical, passando pelas aulas de piano com a avó e pelas travessias por dentro do Parque da Redenção tocando flauta no caminho para a escola. Aninha também fala de sua formação sempre voltada à música de concerto e de suas recentes incursões na chamada música popular. “Antes de morrer eu quero conseguir tocar popular sem partitura”, diz ela.

Aninha Freire é bacharel em Música pela UFRGS. Aperfeiçoou-se com professores de diversos países e estudou na Escola Superior de Música de Würzburg, na Alemanha, durante cerca de dois anos. Já atuou nas principais orquestras gaúchas, e atualmente é chefe de naipe da Orquestra de Câmara do Theatro São Pedro. É professora da escola de música Tio Zequinha, toca na banda de Nico Nicolaiewsky e no grupo instrumental Trezegraus. Além disso, é contrabaixista do grupo vocal Mandrialis e cantora do Expresso 25.

Para ouvir esta entrevista, faça o download aqui.

Marcelo Birck


O cantor, compositor e guitarrista Marcelo Birck foi o entrevistado do Música em Pessoa que foi ao ar no dia 22 de maio de 2011. Ele relembra itens da coleção de compactos que formou ao ganhar de seu pai a primeira eletrola; fala da influência dos Beatles na criação da Graforréia Xilarmônica, ainda que em um contexto de carência de recursos; reflete sobre como as artes visuais marcam seu processo de criação musical e comenta o que o levou à faculdade de música. “Tudo que aprendi na universidade ponho a serviço do ieieiê”, sentencia sobre seu trabalho atual.

Marcelo Birck foi um dos fundadores da banda Graforréia Xilarmônica no final dos anos 1980. Mais tarde, formou a Aristóteles de Ananias Jr. e a Os Atonais. Em sua carreira solo, lançou dois discos: Marcelo Birck, no ano de 2000, e Timbres não mentem jamais, de 2008. É bacharel em Composição pela UFRGS e mestre em Composição e Novas Tecnologias pela Universidade Federal de Goiás.

Para ouvir esta entrevista, faça o download aqui.

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Cibele Endres


No dia 15 de maio de 2011, o Música em Pessoa recebeu a flautista Cibele Endres. Na entrevista, ela fala sobre sua formação, narra a descoberta apaixonada da música antiga e comenta seus planos e projetos para o futuro.

Cibele Endres é bacharel em Música pela UFRGS, onde foi aluna da professora Lucia Carpena. Integra o grupo vocal Mandrialis desde 2008, como cantora e flautista. Atualmente é aluna do curso de licenciatura em Música da UFRGS, participa do Flautarium – Conjunto de Flautas Doces da UFRGS – e ministra aulas na Extensão. Paralelamente, atua como professora de flauta doce no projeto Vida com Arte, da Unisinos.

Para ouvir esta entrevista, faça o download aqui.

domingo, 22 de maio de 2011

Gabriela Vilanova


No dia 8 de maio de 2011, a violista e violinista Gabriela Vilanova foi a entrevistada do Música em Pessoa. Ela fala sobre sua trajetória, desde a herança familiar da prática da música de concerto até suas atuais incursões pelo choro, passando por uma reflexão sobre a viola e seu papel no repertório orquestral.

Gabriela Vilanova é bacharel em Música pela UFRGS, aperfeiçoou-se em São Paulo com Renato Bandel, com bolsa da Fundação Vitae, e fez pós-graduação na Musikakademie, na cidade de Kassel, na Alemanha. Integrou as principais orquestras do estado, como Theatro São Pedro, Universidade de Caxias do Sul, Fundarte e Ulbra. Desde 2009, atua no naipe de violas da OSPA. Além disso, Gabriela também trabalha no projeto Orquestra Villa-Lobos, na Lomba do Pinheiro.

Para ouvir esta entrevista, faça o download aqui.

terça-feira, 10 de maio de 2011

Érico Bezerra


O pianista Érico Bezerra foi o entrevistado no dia 1º de maio de 2011. Ao longo da conversa, ele recupera sua trajetória, desde o dia em que, possivelmente inspirado em algum desenho animado, comunicou aos pais que queria ser maestro. O anúncio indicava seu interesse pela tradição da música de concerto, na qual acabou mergulhando por meio do estudo do piano. Érico reflete sobre sua formação e fala sobre seus planos.

Érico Bezerra é bacharel em Música pela UFRGS, onde foi orientado pelo professor Ney Fialkow. Em 2009, participou de programa de intercâmbio na Universidade da Geórgia, nos Estados Unidos. Tem se destacado em concursos como o Concurso Latino-Americano Rosa Mística e o Concurso Nacional Luiz Thomaszeck. No ano passado foi um dos bolsistas selecionados no 41º Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão.

Para ouvir esta entrevista, faça o download aqui.

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Mateus Mapa


O compositor e instrumentista Mateus Mapa foi o convidado no dia 24 de abril de 2011. Na entrevista, ele fala sobre sua formação, sobre o trabalho com música infantil e para teatro e sobre os músicos dedicados ao samba-rock em Porto Alegre, objeto de estudo de sua dissertação de mestrado, defendida naquela semana.

Mateus Mapa é formado em Composição e acaba de concluir o mestrado em Musicologia e Etnomusicologia na UFRGS. Atualmente integra os grupos Funkalister, Casa Elétrica e Tonho Crocco. Trabalha também com trilha sonora para teatro: até agora foram onze espetáculos, que lhe renderam o prêmio Quero-Quero 2006 e o Tibicuera 2009.

Para ouvir esta entrevista, faça o download aqui.

domingo, 1 de maio de 2011

Liliana Michelsen e Marcos Víctora Wagner

No dia 17 de abril de 2011, a pianista Liliana Michelsen e o violonista Marcos Víctora Wagner foram os entrevistados do Música em Pessoa. Na entrevista, eles falam sobre sua iniciação musical, refletem sobre o tipo de formação que receberam dentro da UFRGS e comentam a experiência que têm tido fora do país.

Liliana Michelsen e Marcos Víctora Wagner são bacharéis e mestres em Música pela UFRGS. Foram ativos intérpretes e professores em Porto Alegre, e há três anos e meio moram na Alemanha, onde estudam e trabalham.

Para ouvir esta entrevista, faça o download aqui.

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Tasso Bangel

No dia 10 de abril de 2011, o compositor e arranjador Tasso Bangel foi o entrevistado, justamente na semana em que completava seus 80 anos. Na conversa, o aniversariante fala de como a frequência aos ensaios do coro de igreja no qual sua mãe cantava influenciou seu gosto pela música feita em conjunto, de vozes ou por orquestras, o que marcou seu trabalho no famoso Conjunto Farroupilha. Amante do que gosta de chamar de música culta, Tasso nunca deixou de compor dentro desta tradição, mas destaca que sua subsistência sempre lhe foi garantida pela música popular. Ao longo da entrevista, escutamos aquela que, segundo Bangel, foi a primeira gravação de Samba de uma nota só e a abertura da ópera Um romance gaúcho.

Tasso Bangel estudou no Instituto de Belas Artes e no Instituto Musical Porto Alegre. Em 1948, formou o Conjunto Farroupilha. Estabeleceu-se em São Paulo e esteve ainda à frente do grupo Tom da Terra e do Sexteto Brasil Cordas. Conquistou quatro prêmios da Associação Paulista de Críticos de Arte, como grupo vocal, compositor de música de câmara e sinfônica. De volta a Porto Alegre, atualmente ministra curso de composição e arranjo na Extensão em Música da UFRGS.

Para ouvir esta entrevista, faça o download aqui.

sábado, 9 de abril de 2011

Antônio Carlos Borges-Cunha

Foto: Alexandre Bazzo

O maestro e compositor Antônio Carlos Borges-Cunha foi o convidado do Música em Pessoa no dia 3 de abril de 2011. Na entrevista, ele repassa sua trajetória, desde a percepção, ainda na infância, de uma necessidade psicológica e física do som, que o levava a inventar instrumentos. Além disso, fala dos desafios que envolvem a formação de compositores contemporaneamente; comenta o trabalho de direção artística de uma orquestra, que entende ser análogo ao de composição; e alerta para a importância da música especialmente nos tempos atuais de aceleração.

Antônio Carlos Borges-Cunha iniciou sua carreira na Rádio Esmeralda, de Vacaria, e foi fundador do conjunto de baile Os Caudilhos. É bacharel em Composição pela UFRGS, mestre pelo New England Conservatory e doutor pela Universidade da Califórnia. Hoje é professor do Departamento de Música e do Programa de Pós-Graduação em Música da UFRGS. Atua ainda como regente titular da Orquestra de Câmara Fundarte e diretor artístico da Orquestra de Câmara do Theatro São Pedro.

Para ouvir esta entrevista, faça o download aqui.

Elda Pires


No dia 27 de março de 2011, a pianista Elda Pires foi a entrevistada do Música em Pessoa. Ela fala sobre sua iniciação musical em Dom Pedrito, sua cidade natal, imersa no repertório diversificado da escuta de rádios brasileiras, uruguaias e argentinas. Apesar da formação sempre voltada para a carreira solo, Elda se lembra de o gosto pela música de câmara ter sido despertado ainda na infância, nos duos caseiros com a irmã.

Elda Pires é bacharel em Piano pela UFRGS, onde foi aluna de Norma Bojunga e também estudou flauta doce com Isolde Frank. Atua especialmente como pianista acompanhadora. Foi professora da Fundarte, de Montenegro, durante quase vinte anos. Atualmente, dá aulas particulares para adultos em sua casa.

Para ouvir esta entrevista, faça o download aqui.

Felipe Karam


O primeiro programa inédito de 2011 foi ao ar no dia 20 de março. Na entrevista, o violinista Felipe Karam recorda como o violino herdado pela mãe – exposto, intocável, no canto da sala – despertou sua curiosidade pelo instrumento. Fala também de sua aproximação com o forró e a rabeca ao longo do processo de construção de uma performance adequada do violino na música popular.

Felipe Karam é formado em Música pela UFRGS, mas vive na Inglaterra há sete anos. Lá desenvolve trabalhos em que busca incorporar o violino à música popular, reelaborando sua formação voltada ao repertório erudito. Um deles é o grupo Pocket Caravan, com o qual lançou dois discos: Landscapes e Seven steps from the border. Outro é sua atuação na ong Live music now, que leva espetáculos interativos a escolas, hospitais, asilos e presídios.

Para ouvir esta entrevista, faça o download aqui.

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Gisele De Santi

Foto: Claudio Neves

No último programa inédito do ano, que foi ao ar em 19 de dezembro de 2010, a cantora e compositora Gisele De Santi foi a entrevistada. Ela fala de sua iniciação autodidata ao violão, lembra que prestou vestibular para Letras porque não cogitava estudar música de concerto no curso de Música da UFRGS e reflete sobre como, depois, a entrada neste universo foi importante mesmo para sua formação como cantora popular.

Gisele De Santi começou sua carreira cantando em bares e gravando jingles. Aos 18 anos trocou a faculdade de Letras pelo curso de graduação em Música na UFRGS, que concluiu em 2008. Ela acaba de lançar seu primeiro disco, financiado pelo FUMPROARTE. Gisele De Santi foi produzido por Gilberto Ribeiro Jr., co-produzido por Fabricio Gambogi e pós-produzido por Leo Bracht.

Para ouvir esta entrevista, faça o download aqui.