domingo, 29 de setembro de 2013

Lúcia Teixeira

Foto: Sofia Cortese

A convidada do dia 29 de setembro do programa Música em Pessoa, da Rádio da Universidade, foi a maestrina Lúcia Teixeira. Aluna de doutorado no Programa de Pós-Graduação em Música da UFRGS, ela desenvolve pesquisa sobre as práticas músico-educativas impulsionadas pelos Festivais de Coros do Rio Grande do Sul durante o período 1963-1978. Ao longo da entrevista, ela deixa claro de onde vem este interesse de estudo.

À frente do Coro Feminino do Hospital Moinhos de Vento de Porto Alegre há 21 anos, Lúcia conta que foi atraída para a música coral pelo maestro Nestor Wennholz, quando aluna da Escola de Música da Ospa, instituição da qual mais tarde se tornaria professora de teoria e percepção. Atuou também como regente-assistente do Coral 25 de Julho, regente do coro da Fundarte, em Montenegro, e do Coro Sinfônico da Ospa.
Hoje, além da regência e da pesquisa, a entrevistada é docente no Curso de Licenciatura em Música do Centro Universitário Metodista – IPA e no curso de Especialização em Música: Ensino e Expressão, da Universidade Feevale.

Para ouvir a entrevista, faça o download aqui.

domingo, 22 de setembro de 2013

Carolina Jung e Touanda Beal

Foto: Morena Chagas

No dia 22 de setembro, Carolina Jung e Touanda Beal, alunas do sexto semestre do curso de Composição do Instituto de Artes da UFRGS, participaram do programa Música em Pessoa, da Rádio da Universidade. Elas falaram sobre os desafios da formação que escolheram e compartilharam com os ouvintes a experiência na organização de recitais que tiram da gaveta as obras dos alunos/compositores e levam ao encontro do público, bem como incentivam uma frutífera relação com os colegas intérpretes.  

Para ouvir a entrevista, faça o download aqui.

domingo, 15 de setembro de 2013

Carlos Sell

Foto: Morena Chagas


Desde as primeiras aulas em uma banda marcial na cidade de Palhoça, onde o catarinense Carlos Sell nasceu, até sua entrada nos quadros da OSPA, passando pelas participações na Orquestra de Jóvenes del Mercosur e na Youth Orchestra of The Americas, que o levaram a diversos países, ao lado de grandes maestros e solistas. Estas são algumas passagens do caminho que o violinista vem percorrendo até hoje, e sobre as quais ele conversou no programa Música em Pessoa do domingo dia 15.


Ainda nos anos 1990, suas aulas particulares com a professora Hella Frank acabaram por trazê-lo a Porto Alegre, onde concluiu o bacharelado em Música na UFRGS. Mais tarde, também desenvolveu mestrado na Universidade, pesquisando a escrita idiomática das peças para violino do compositor gaúcho Luiz Cosme, sob orientação de Fredi Gerling.
Carlos Sell integrou várias orquestras em Florianópolis e Porto Alegre, por vezes atuando como solista e gravando CDs. Entre elas, estão a Orquestra Municipal de Florianópolis, a Camerata Barroca da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), a Orquestra de Câmara Fundarte, a Orquestra de Câmara Theatro São Pedro, a Orquestra Unisinos e a Orquestra Filarmônica da PUCRS. Como camerista, apresenta-se com os grupos da Capela Strumentale, do Concerto Barroco e do Collegium Musicum Porto Alegre.

Para ouvir a entrevista, faça o download aqui.

domingo, 8 de setembro de 2013

Caroline Ponso

Foto: Thaís Aragão

No dia 8 de setembro, os ouvintes do Música em Pessoa, da Rádio da Universidade, conheceram o trabalho da professora da rede municipal de ensino de Porto Alegre, Caroline Cao Ponso. Licenciada em Música pela UFRGS e especialista pelo Centro de Artes e Educação Física da Universidade (CAEF), ela é autora do livro "Música em Diálogo: Ações Interdisciplinares na Educação Infantil". A publicação foi selecionada no Programa Nacional Biblioteca da Escola, do Ministério da Educação, e será distribuída em escolas públicas de todo o Brasil.

Políticas públicas para o ensino de música nas escolas em nível nacional foi um dos temas da conversa. Além disso, Caroline falou de sua pesquisa sobre as concepções de música elaboradas por um grupo de crianças de seis e sete anos. Ela observou estudantes do primeiro ano do ensino fundamental em uma escola da capital gaúcha, para a investigação realizada durante o mestrado no Programa de Pós-graduação em Educação da UFRGS. Entre outras atividades como educadora, a docente também vem desenvolvendo o projeto Saraus Musicais, vinculado à Secretaria Municipal de Educação de  Porto Alegre (SMED), e vem sendo convidada para dar aulas em diversos programas de pós-graduação no Rio Grande do Sul.

Para ouvir a entrevista, faça o download aqui.

domingo, 1 de setembro de 2013

Rodrigo Meine


Foto: Morena Chagas

No dia 1º de setembro, o programa Música em Pessoa, da Rádio da Universidade, recebeu o compositor Rodrigo Meine. Ele falou sobre sua trajetória acadêmica e artística, sua forma de compor e sobre sua participação na produção de festivais de música contemporânea na capital gaúcha, como Babel e Música de POA, além de apresentar algumas composições aos ouvintes.


Meine é mestre em Composição pelo PPGMUS/UFRGS e concluiu tanto o Bacharelado em Violão quanto o Bacharelado em Composição no Instituto de Artes da universidade. Este ano, sua peça sinfônica “E Ele Construiu uma Casa Torta” foi premiada no Festival Tinta Fresca, organizado pela Orquestra Filarmônica de Minas Gerais. Entre outros conjuntos que já interpretaram suas composições estão a Orquestra de Câmara do Theatro São Pedro, a Orquestra de Câmara FUNDARTE e o Grupo de Percussão da Universidade Federal da Bahia.

Para ouvir a entrevista, faça o download aqui.