domingo, 28 de abril de 2013

Ricardo Barpp

Foto: Morena Chagas


No dia 28 de abril, o baixo-barítono Ricardo Barpp foi o entrevistado do Música em Pessoa.
Bacharel em canto pela UFRGS, ele tem se apresentado com diversas orquestras e grupos de câmara do estado. Além da atuação como solista, é professor de canto e preparador vocal do Coro Sinfônico da OSPA.
Para ouvir a entrevista, faça o download aqui.

domingo, 21 de abril de 2013

Vinicius Prates

Foto: Morena Chagas

No dia 21, o flautista Vinicius Prates foi o entrevistado do Música em Pessoa. Formado pela UFRGS em 2004, ele acaba de ingressar no curso mestrado em Práticas Interpretativas do Programa de Pós-Graduação em Música da mesma universidade.
O encontro de Vinicius com a UFRGS, no entanto, remontou ao fim dos anos 1980, quando ingressou no Projeto Prelúdio. A experiência o levou a fazer parte do quinteto de música popular Café Acústico, ganhador de prêmios Açorianos em 2000 e 2001. Hoje Prates é chefe de naipe da Orquestra Filarmônica da PUCRS.
Para ouvir a entrevista, faça o download aqui.

domingo, 14 de abril de 2013

Julia Simões

Foto: Morena Chagas

No dia 14 de abril, o Música em Pessoa entrevistou a flautista e historiadora Julia Simões.
Julia estudou na Universidade de Iowa, nos Estados Unidos, e concluiu sua graduação em Música pela UFRGS. É também bacharel e mestre em História pela PUCRS. Atualmente, cursa doutorado em História na UFRGS, desenvolvendo a pesquisa intitulada "Viver de música no Brasil: trajetória e estratégias do Sindicato Musical de Porto Alegre (1934-1960)".
Para ouvir a entrevista, faça o download aqui.

domingo, 7 de abril de 2013

Cosmas Grieneisen




No dia 7 de abril, o entrevistado do Música em Pessoa foi o violista Cosmas Grieneisen.

Cosmas estudou no New England Conservatory e na Longy School of Music, nos Estados Unidos, na Ufrgs, no Brasil, e na Hochschule für Musik Franz Liszt, em Weimar, na Alemanha, onde concluiu o curso superior em viola. Integrou várias orquestras alemãs como violista titular e foi professor de viola e violino na Comenius Musikschule em Waiblingen/Stuttgart. Desde 2004, é violista da Ospa, e acaba de entrar para o corpo docente da Escola de Música da orquestra. Paralelamente, atua como camerista e como regente da Capela Vocal e Camerata Acadêmica Joaquim Mendanha.


Para ouvir a entrevista, faça o download aqui.