domingo, 27 de maio de 2012

Bruno Angelo


No dia 27 de maio, o Música em Pessoa entrevistou o compositor Bruno Angelo. Ele falou sobre sua formação, sua produção composicional atual e o gosto pela literatura. Além disso,  comentou a necessidade de se rever protocolos anacrônicos dos concertos, em nome de uma aproximação com o público e de demandas, muitas vezes, da própria música contemporânea.

Bruno é formado em Composição pela UFRGS, onde atualmente é aluno de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Música. Como integrante do grupo de compositores Avante!, gravou CD com financiamento do edital Lic-Petrobrás em 2007. Concebeu e dirigiu os projetos Música de Poa e Música em Facetas. Recebeu o prêmio da XVII Bienal de Música Contemporânea e o Prêmio Funarte de Música Clássica em 2010.

Para ouvir a entrevista, faça o download aqui.

domingo, 20 de maio de 2012

Carlittos Magallanes



No dia 20 de maio, o convidado do Programa Música em Pessoa foi o bandoneonista Carlittos Magallanes. Ele falou de sua relação “sobrenatural” com o Brasil, de sua parceria com o falecido pianista Carlos Garofali e de sua ativa participação nos festivais nativistas gaúchos.

Carlittos é uruguaio, mas está radicado no Brasil há mais de trinta anos. Já atuou em frente a várias orquestras e gravou com músicos como João de Almeida Neto, Wilson Paim, Neto Fagundes e Gaúcho da Fronteira, entre outros tantos. Participou da trilha dos filmes Sal de prata e Netto perde sua alma. Tem quatro discos de tango lançados em parceria com Carlos Garofali e é diretor musical do grupo Tango's Show.

Para ouvir a entrevista, faça o download aqui.

domingo, 13 de maio de 2012

Toneco da Costa



O Música em Pessoa do dia 13 de maio entrevistou o arranjador, compositor, violonista e produtor musical Toneco da Costa. Ao longo da conversa, ele exibiu sua privilegiada memória e narrou diversas cenas de sua trajetória, como o dia em que começou a investigar as cordas do violão e o outro em que percebeu que o filho se tornara músico também.


Toneco tem intensa atuação na música do Rio Grande do Sul; já colaborou com muitos artistas, como Fernando do Ó, Giba Giba, Jerônimo Coelho, Nelson Coelho de Castro, Pedrinho Figueiredo, Dudu Sperb e Viviane Juguero. Recebeu o Prêmio Açorianos de Música como arranjador quatro vezes. Também foi premiado como compositor para teatro e dança. Em 2009, lançou o CD sono Inverno.

Para ouvir a entrevista, faça o download aqui.

domingo, 6 de maio de 2012

Rose Carvalho


 Foto: Osmar Duarte


A convidada do Música em Pessoa do dia 6 de maio foi a cantora Rose Carvalho. Ela falou de seu início cantando um repertório variado em bailes e eventos, e de sua descoberta, bem mais tarde, do canto lírico, que começou a estudar com a professora Gisa Volkmann. Comentou os desafios dessa transição e como aquela larga experiência também lhe auxilia na interpretação da música de concerto hoje em dia.

Rose é aluna do Departamento de Música da UFRGS. Integrou o Coral Porto Alegre e participou de vários concertos populares da Orquestra de Câmara da ULBRA. É professora particular de canto e do Conservatório Carlos Gomes. Além disso, tem atuado como preparadora vocal de grupos.

Para ouvir a entrevista, faça o download aqui.