sexta-feira, 3 de junho de 2011

Aninha Freire

Foto: Lu Mena Barreto

No dia 29 de maio de 2011, a contrabaixista Aninha Freire foi a convidada do Música em Pessoa. Na entrevista, ela recupera lembranças de sua iniciação lúdica dentro de uma família de larga tradição musical, passando pelas aulas de piano com a avó e pelas travessias por dentro do Parque da Redenção tocando flauta no caminho para a escola. Aninha também fala de sua formação sempre voltada à música de concerto e de suas recentes incursões na chamada música popular. “Antes de morrer eu quero conseguir tocar popular sem partitura”, diz ela.

Aninha Freire é bacharel em Música pela UFRGS. Aperfeiçoou-se com professores de diversos países e estudou na Escola Superior de Música de Würzburg, na Alemanha, durante cerca de dois anos. Já atuou nas principais orquestras gaúchas, e atualmente é chefe de naipe da Orquestra de Câmara do Theatro São Pedro. É professora da escola de música Tio Zequinha, toca na banda de Nico Nicolaiewsky e no grupo instrumental Trezegraus. Além disso, é contrabaixista do grupo vocal Mandrialis e cantora do Expresso 25.

Para ouvir esta entrevista, faça o download aqui.

Marcelo Birck


O cantor, compositor e guitarrista Marcelo Birck foi o entrevistado do Música em Pessoa que foi ao ar no dia 22 de maio de 2011. Ele relembra itens da coleção de compactos que formou ao ganhar de seu pai a primeira eletrola; fala da influência dos Beatles na criação da Graforréia Xilarmônica, ainda que em um contexto de carência de recursos; reflete sobre como as artes visuais marcam seu processo de criação musical e comenta o que o levou à faculdade de música. “Tudo que aprendi na universidade ponho a serviço do ieieiê”, sentencia sobre seu trabalho atual.

Marcelo Birck foi um dos fundadores da banda Graforréia Xilarmônica no final dos anos 1980. Mais tarde, formou a Aristóteles de Ananias Jr. e a Os Atonais. Em sua carreira solo, lançou dois discos: Marcelo Birck, no ano de 2000, e Timbres não mentem jamais, de 2008. É bacharel em Composição pela UFRGS e mestre em Composição e Novas Tecnologias pela Universidade Federal de Goiás.

Para ouvir esta entrevista, faça o download aqui.