domingo, 31 de julho de 2011

Lauro Pecktor


No dia 24 de julho de 2011, o compositor Lauro Pecktor foi o convidado do programa. Ele relembra as primeiras lições de piano com a avó, que lhe ensinou a escutar música, e reflete sobre sua formação e seu trabalho composicional, avaliando, inclusive, como a experiência de pesquisa com os manuscritos de Armando Albuquerque mudou a relação do jovem compositor com as suas próprias partituras.

Lauro Pecktor cursa atualmente o 7º semestre do bacharelado em Música, com habilitação em Composição, na UFRGS. Tem obras apresentadas regularmente em concertos do projeto Música de POA, do qual é integrante desde 2010. É um dos idealizadores do Ensemblefantes, grupo de música contemporânea recém-formado. Além disso, é bolsista PIBIC CNPq-UFRGS no projeto de pesquisa Genealogia das obras de Armando Albuquerque, coordenado pelo prof. Dr. Celso Loureiro Chaves.

Para ouvir esta entrevista, faça o download aqui.

Rafael Velloso


O saxofonista, produtor e etnomusicólogo Rafael Velloso era o convidado da edição do Música em Pessoa que foi ao ar no dia 17 de julho de 2011. Ele fala sobre a descoberta do saxofone como instrumento do choro, de seus estudos na área e de seu trabalho atual de pesquisa sobre Radamés Gnattali.

Rafael Velloso é bacharel em saxofone pela Universidade Estácio de Sá, licenciado em Música e mestre em Etnomusicologia pela UFRJ. Atualmente é doutorando no Programa de Pós-Graduação em Música da UFRGS. Em 2005 lançou seu CD solo Sax chorando. Seus últimos trabalhos como arranjador e produtor foram o disco Bonde Folia, da Orquestra Popular Céu na Terra, ganhador do Prêmio Tim 2008, e o DVD Quizomba ao vivo, lançado pela Som Livre em 2011.

Para ouvir esta entrevista, faça o download aqui.

Diego Silveira


Em 10 de julho de 2011, o percussionista e compositor Diego Silveira foi o entrevistado do Música em Pessoa. Ele repassa sua trajetória, apresenta um pouco de seu trabalho composicional desenvolvido no curso de mestrado e reflete sobre a cena da música contemporânea em Porto Alegre.

Diego Silveira é bacharel em Composição e mestre em Música pela UFRGS. Participou das bandas Aristóteles de Ananias Jr., Faskner e Os Relógios de Frederico, além de grupos de música contemporânea como Sons Trangênicos e Quarteto de Percussão de Porto Alegre. Em 2004 foi selecionado no projeto Rumos Culturais – Tendências e Vertentes, do Itaú Cultural. Atualmente é diretor do Grupo de Música Contemporânea de Porto Alegre e integra a OSPA, além de tocar bateria no grupo Sinuca de Bico.

Para ouvir esta entrevista, faça o download aqui.

Telmo Jaconi


No dia 3 de julho de 2011, o violonista Telmo Jaconi foi o convidado. Na entrevista, ele repassa sua trajetória, compartilha suas memórias sobre o cenário extremamente musical de sua infância e recupera lembranças e sensações de sua viagem, aos dezesseis anos de idade, à Áustria, para onde foi de navio, sem apoio familiar, para estudar violino. Telmo ainda sinaliza a importância da atuação da OSPA e do curso de Música da UFRGS na legitimação da profissão de músico, antes tido como vagabundo, e, por fim, fala sobre seu atual trabalho na transmissão de seu conhecimento às crianças.

Telmo Jaconi estudou na Academia de Música de Viena, na Áustria, e mais tarde formou-se em Música pela UFRGS. Integrou a OSPA por 44 anos, e durante boa parte deste tempo foi spalla do grupo. Ao longo de sua trajetória, atuou como solista de praticamente todas as orquestras brasileiras e de algumas no exterior. Hoje coordena e participa da Camerata Porto Alegre, além de estar à frente da Orquestra de Câmara Jovem do Rio Grande do Sul.

Para ouvir esta entrevista, faça o download aqui.

Alexandre Fritzen da Rocha

Foto: Kiran

No dia 26 de junho de 2011, o organista, pianista e compositor Alexandre Fritzen da Rocha foi o entrevistado do programa. Ele relembra sua iniciação ao piano, aos cinco anos de idade; comenta seu contato com a música popular na adolescência e suas experiências atuais com esse tipo de repertório; fala sobre sua opção pela graduação em Composição e a descoberta do interesse pelo órgão ao longo do curso; e dá seu testemunho sobre a ampliação do espaço para a música contemporânea em Porto Alegre. "A cada ano a gente consegue um espacinho maior nas páginas dos jornais", comemora.

Alexandre é bacharel em Música com habilitação em Composição pela UFRGS e atualmente cursa o Mestrado em Práticas Interpretativas do Programa de Pós-Graduação em Música da mesma universidade. É um dos organizadores do projeto Música de POA e atua como pianista, tecladista e arranjador em grupos como a Camerata Brasileira, a banda Renascentes, o grupo vocal Mandrialis e as Meninas Cantoras de Nova Petrópolis.

Para ouvir esta entrevista, faça o download aqui.

João Paulo Sefrin


O regente João Paulo Sefrin foi o entrevistado na edição que foi ao ar em 19 de junho de 2011. Ele relembra sua expectativa infantil em torno da visita semanal do vendedor de discos à casa de sua família em Sapiranga: ansiava por saber a que novo registro do repertório da música clássica teria acesso. João Paulo também fala de sua larga experiência de escuta da chamada música popular pela rádio e pela TV e comenta que nunca se viu como um solista, sempre direcionando-se para a música feita em conjunto.

João Paulo Sefrin é bacharel em Música com habilitação em Regência pela UFRGS. Em 2005, esteve na Universidade da Geórgia, nos Estados Unidos, e foi aluno convidado do maestro Mark Cedel. Atuou como regente do coro da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, da Unisinos e do Sesc Porto Alegre. Atualmente rege o Madrigal Presto e o grupo vocal-cênico Mandrialis. Desde o final de 2006, integra o grupo que formatou e lançou o Curso Superior de Formação Específica de Produtores e Músicos de Rock na Unisinos.

Para ouvir esta entrevista, faça o download aqui.

Francis Padilha


O cantor e regente Francis Padilha foi o convidado no dia 12 de junho de 2011. Ele fala sobre sua aproximação com a música durante a infância no Mato Grosso do Sul, quando já começou a brincar de regência no ambiente familiar. Além disso, relembra do contexto que o levou a largar o emprego de aeroviário para estudar canto em Porto Alegre e reflete sobre sua formação e sua trajetória profissional.

Francis Padilha é bacharel em Música pela UFRGS com habilitação em Canto e Regência Coral. Trabalha como regente e orientador de técnica vocal em diversos grupos. Paralelamente, mantém carreira como intérprete e estuda com o barítono Carlos Rodriguez. Em abril de 2011, ganhou dois prêmios no IX Concurso Internacional de Canto Bidu Sayão: terceiro lugar masculino e juri popular.

Para ouvir esta entrevista, faça o download aqui.

Paula Pecker


No dia 5 de junho de 2011, a educadora musical Paula Pecker foi a entrevistada do Música em Pessoa. Ela relembra como se deu a sua iniciação musical; fala de sua longa experiência no projeto Música para Bebês, da profa. Esther Beyer; e reflete sobre seu trabalho na musicalização infantil.

Paula Pecker é licenciada em Música e mestre em Educação pela UFRGS. Desde 2001, dedica-se à musicalização de bebês e crianças pequenas. Atuou em diversos espaços educacionais de Porto Alegre e foi professora substituta do Departamento de Música da UFRGS. Atualmente, além de desenvolver pesquisas na área de Educação Musical e ministrar cursos de formação de professores, coordena o projeto Musica per Bambini.

Para ouvir esta entrevista, faça o download aqui.