segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Stefanie Freitas


No dia 17 de outubro de 2010, a pianista Stefanie Freitas foi a entrevistada do Música em Pessoa. A pernambucana radicada em Porto Alegre fala de sua iniciação musical lúdica, comenta suas preferências de repertório que remetem à aquisição de seu gosto pela música através da escuta ainda na infância e apresenta peças de Schumann, Beethoven, Debussy e Brahms em gravações ao vivo feitas em seus recitais no Instituto de Artes da UFRGS.

Stefanie Freitas é formada pelo Conservatório Pernambucano de Música, Bacharel em Música pela Universidade Federal de Pernambuco, Mestre em Práticas Interpretativas pela UFRGS e atualmente está cursando Doutorado nesta mesma universidade, sob a orientação da professora Cristina Capparelli. Stefanie teve aulas com renomados pianistas, como Edson Bandeira de Mello, José Alberto Kaplan, Marlos Nobre e Alexandre Dossin. Ao longo de sua trajetória recebeu diversos prêmios, tanto como camerista quanto como solista.

Para ouvir esta entrevista, faça o download aqui.

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Yanto Laitano

Foto: Denison Fagundes

O cantor, pianista e compositor Yanto Laitano foi o convidado do Música em Pessoa no dia 10 de outubro de 2010. Ao longo da conversa, ele fala de sua iniciação musical, marcada pela brincadeira e pela criação, e de como isso e sua formação na composição erudita aparecem em seu trabalho atualmente. Yanto diz sempre ter visto a música de concerto como algo sério e sisudo e comenta sua busca por uma atitude de questionamento, similar à do rock, em relação a isso.

Yanto Laitano é bacharel em Piano e mestre em Composição pela UFRGS. No ambiente universitário, participou da criação dos grupos Ex-Machina e Bili Rubina. Passou o ano de 2001 na França, desenvolvendo estudos no IRCAM, o Instituto de Pesquisa e Coordenação de Música e Acústica de Paris. Desde 2007 é Diretor Musical da Companhia Circo Teatro Girassol e, em 2010, lançou seu primeiro disco de rock, Horizontes e Precipícios.

Para ouvir esta entrevista, faça o download aqui.

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Vagner Cunha

Foto: Tânia Meinerz

No dia 3 de outubro de 2010, o compositor e violinista Vagner Cunha foi o convidado. Na entrevista, ele fala de sua iniciação não usual em virtude de ter nascido em berço musical e, neste sentido, lembra do momento em que decidiu estudar violino, aos 13 anos de idade, depois de assistir a aulas de Hans-Joachim Koellreutter. Vagner também reflete sobre as diferentes frentes de sua atuação como arranjador e diz perceber a cena porto-alegrense como uma “mata virgem”, onde é preciso que o músico invente seu espaço.

Vagner Cunha é bacharel e mestre em Música pela UFRGS. Sua formação inclui também estudos de violino na Universidade da California, em San Diego, e no New England Conservatory, em Boston. As composições de Vagner já foram executadas por várias orquestras brasileiras, e ele compôs trilhas sonoras para mais de quinze filmes e projetos audiovisuais nos últimos dois anos. Recebeu dois Prêmios Açorianos de Música como arranjador, e seu primeiro disco solo, o ballet Mahavidyas, foi lançado agora em 2010.

Para ouvir esta entrevista, faça o download aqui.

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Luciana Del-Ben


A educadora musical Luciana Del-Ben foi a entrevistada do Música em Pessoa no dia 26 de setembro de 2010. Ao longo da conversa, ela reflete sobre a sua iniciação musical, comenta as preocupações que envolvem seu trabalho na formação de professores de música, dá um panorama do momento atual da pesquisa na área da Educação Musical e fala sobre o retorno da obrigatoriedade do ensino de música nas escolas.

Luciana Del-Ben é graduada em Música pela Universidade Estadual de Campinas, e concluiu mestrado e doutorado na mesma área pela UFRGS. É professora adjunta desta universidade desde 2002. Seus interesses de pesquisa giram em torno da educação musical nas escolas, da formação de professores, das concepções e ações desses professores e do ensino superior de música.

Para ouvir esta entrevista, faça o download aqui.