quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Ulises Ferretti


No dia 19 de setembro de 2010, o compositor Ulises Ferretti foi o entrevistado. Na conversa, ele fala de suas vivências na música popular e de sua aproximação, por uma necessidade expressiva, com a chamada música contemporânea. Ulises também comenta suas pesquisas com paisagens sonoras e reflete sobre a expansão da experiência de escuta nas instalações sonoras que tem realizado.

Ulises Ferretti é formado pela Escola Universitária de Música da Universidade da República, no Uruguai. Veio ao Brasil para cursar mestrado no Programa de Pós-Graduação em Música da UFRGS, e atualmente é doutorando, sob orientação do professor Antonio Carlos Borges Cunha. Ulises já atua como docente há 30 anos. No momento, é professor da Licenciatura em Ciências da Comunicação da Universidade da República, em seu país natal. Ulises Ferretti também é membro do Núcleo Música Nueva, de Montevidéu, foi um dos fundadores do conjunto de câmara Interpresen e integra o coletivo Duplo Coro, com a artista visual Cláudia Paim.

Para ouvir esta entrevista, faça o download aqui.

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Amauri Iablonovski

No dia 12 de setembro de 2010, o flautista e saxofonista Amauri Iablonovski foi o entrevistado do Música em Pessoa. Ao longo da conversa, ele lembra de como a experiência nas rodas de choro porto-alegrenses o ajudou a entrar no curso superior de Música e fala sobre sua aproximação, mais tarde, por curiosidade, com o saxofone, da descoberta de seu repertório e do trabalho que desenvolve dentro do Departamento de Música em torno deste instrumento.

Amauri Iablonovski é graduado pela UFRGS e professor do Departamento de Música desde 1995. Já lecionou também na Universidade de Passo Fundo e na Universidade Federal de Pelotas. Tem atuado como músico convidado em concertos da OSPA, como solista da Orquestra de Câmara do Theatro São Pedro e da Orquestra de Câmara da Ulbra. Amauri foi premiado no Açorianos de Música em 1989 e tem ainda participado em gravações de artistas regionais e nacionais. Ao lado de seus alunos, forma a Confraria do Sax.

Para ouvir esta entrevista, faça o download aqui.

Julio Herrlein

Foto: Paulo Abreu

No dia 5 de setembro de 2010, o Música em Pessoa veiculou entrevista com o guitarrista Julio “Chumbinho” Herrlein. O atual aluno do curso de Composição da UFRGS relembra o impacto da primeira vez em que viu Alegre Corrêa tocando em um clube de jazz da cidade, fala sobre sua experiência de ensinar improvisação e sobre como a música, pra ele, implica um processo de autoconhecimento.

Julio Herrlein atua profissionalmente como guitarrista, compositor e arranjador há cerca de 20 anos. Tem dois cds lançados com composições e arranjos próprios: “Julio Herrlein – Quarteto”, de 1996, e “Julio Herrlein – Trio”, gravado ao vivo no Theatro São Pedro em 2000. No ano de 2006, ele conquistou o primeiro lugar no 8º Concurso Nacional de Composição do Instituto Brasil-Estados Unidos, no Rio de Janeiro. Em 1996, a composição “Novembro” foi vencedora do 1º Festival de Música Instrumental do RS. Este ano foi professor do Curso de Guitarra da 18ª Oficina de Música de Curitiba. Julio também atua na área didática, dando aulas particulares de música. Atualmente, ele prepara um livro sobre harmonia e improvisação financiado pelo Fumproarte.

Para ouvir esta entrevista, faça o download aqui.

Felipe Azevedo


Em 22 de agosto de 2010, o convidado foi o compositor e violonista Felipe Azevedo. Ele fala de sua formação autodidata, reflete sobre como a vivência em uma região fronteiriça marca seu trabalho composicional e comenta suas criações para “violão com voz”, que aparecem amadurecidas em seu novo disco a ser lançado ainda este ano.

Felipe Azevedo licenciou-se em Música pelo Centro Universitário Metodista do Sul (IPA) e em Letras pela PUC-RS; cursou Bacharelado em Música pela UFRGS – sem concluir – e atualmente faz Especialização em Pedagogia da Arte na Faculdade de Educação da mesma universidade. Felipe recebeu cinco Prêmios Açorianos como compositor e tem três cds lançados: Cimbalê, de 1998; Identidades, com o acordeonista suíço Olivier Forel, de 2002; e Percussivé ou a prece do louva-a-deus, de 2007. Seu próximo disco autoral, Tamburilando canções, foi viabilizado pelo recebimento da Bolsa de Estímulo à Criação Artística da FUNARTE.

Para ouvir esta entrevista, faça o download aqui.

Rodrigo Bustamante


O violinista Rodrigo Bustamante foi o entrevistado do Música em Pessoa no dia 15 de agosto de 2010. Ele relembra como desenvolveu seu gosto pela música, através da escuta dos discos do pai, ainda na infância; avalia como sua formação inicial aberta o auxilia hoje em sua atuação como arranjador e comenta seu recente interesse pelo direito autoral.

Rodrigo Bustamante é natural de Belo Horizonte, mas formou-se no curso de Bacharelado em Violino pela UFRGS, na classe do professor Marcello Guerchfeld. Ele fez mestrado na Eastman School of Music, nos Estados Unidos, e também estudou no Conservatório Real de Antuérpia, na Bélgica. É fundador e líder do Musitrio, que recebeu o Prêmio Açorianos de Melhor Grupo de Câmara. Tem colaborado ativamente como instrumentista e arranjador ao lado de grupos e artistas como MPB4, Papas da Língua, Adriana Deffenti, Nenhum de Nós, Nei Lisboa, Neto Fagundes e Luis Carlos Borges, entre tantos outros. Atualmente, Rodrigo é spalla da Orquestra de Câmara do Theatro São Pedro e integra o naipe de primeiros violinos da Orquestra de Câmara da ULBRA.

Para ouvir esta entrevista, fala o download aqui.

Reprises

Durante quatro semanas, o Música em Pessoa reprisou entrevistas importantes realizadas no início do ano, em função de seu aniversário, com ex-professores do Departamento de Música do IA/UFRGS. Foram selecionados quatro programas de uma série que homenageou e resgatou as histórias de uma geração que formou os músicos hoje atuantes em nosso meio.

No dia 18 de julho de 2010, foi veiculada a entrevista com a pianista Zuleika Rosa Guedes. No dia 25 de julho, a conversa com a pianista Dirce Knijnik é que foi ao ar novamente. Em 1º de agosto, foi a vez do pianista e compositor Hubertus Hofmann e, no dia 8 de agosto, do flautista Hans Hess.

Vladimir Soares


No dia 11 de julho de 2010, o convidado foi o flautista Vladimir Soares. Ele revela que sonhava em ser violoncelista ou pianista e conta como o acaso o levou a descobrir a flauta e seu rico repertório, vindo a perder o preconceito em relação a este instrumento estigmatizado pela iniciação musical.

Vladimir Soares iniciou seus estudos musicais no projeto Orquestra de Flautas Villa-Lobos, com a professora Cecília Silveira. Em 2006, formou-se como técnico em música na Escola Sinodal de Ensino Profissional / Escola Superior de Teologia (EST), de São Leopoldo, onde integrou o Octeto de Flautas Doces da instituição. Atualmente, é aluno da professora Lucia Carpena no curso de Licenciatura em Música UFRGS e integra o Conjunto de Flautas Doces do departamento, o Flautarium. Vladimir já participou da gravação de quatro CDs: “O Trenzinho do Caipira” e “Olhos Coloridos”, da Orquestra de Flautas Villa-Lobos; “Octoeólio”, do Octeto de Flautas Doces da EST; e “Série Brasil 2010”, como solista do projeto homônimo do compositor Dimitri Cervo. Ele venceu as edições de 2009 e 2010 do Concurso Jovens Solistas SESI/Fundarte e vem atuando à frente das principais orquestras do Rio Grande do Sul.

Para ouvir esta entrevista, faça o download aqui.