domingo, 11 de julho de 2010

Artur Elias Carneiro


No dia 27 de junho de 2010, o flautista Artur Elias Carneiro foi o convidado. Na entrevista, ele recupera suas referências de escuta na infância; relembra o impacto de seu primeiro contato com Hans Hess, seu professor de flauta durante oito anos; fala dos percalços de sua experiência na Alemanha; classifica sua insistência na formação de grupos de câmara como uma teimosia e comenta suas expectativas em torno da construção da sala de concerto da OSPA.

Artur Elias Carneiro se diz um “filho flautístico” de Hans Hess, que foi seu primeiro professor, na Escola de Música da OSPA, e o orientou até o término da graduação em Música na UFRGS. Depois de formado, Artur buscou aprofundamento em Stuttgart, na Alemanha, onde viveu por quase três anos. Ele conquistou a cadeira de primeiro flautista da OSPA aos 19 anos. Em paralelo ao trabalho na orquestra, vem mantendo intensa atividade camerística. Transita por diversos terrenos musicais, desde a música de vanguarda até a barroca, passando pela música popular instrumental. Fundou ensembles como o Duo Porto Alegre, o Trio Tonus, o Quarteto Instrumental e o novo Ensemble Gnattali. Além disso, desenvolve frutífera colaboração com a pianista e compositora Dunia Elias, trabalho pelo qual foi premiado no Musicanto Sul-Americano de Nativismo em 2004.

Para ouvir esta entrevista, faça o download aqui.

Luciano Zanatta


A edição do dia 20 de junho de 2010 teve o compositor Luciano Zanatta como entrevistado. Ele repassa sua trajetória em torno da música, desde os discos comprados com o troco da padaria na infância até tornar-se professor universitário, passando pela conturbada decisão de fazer o curso superior em Música e pela experiência como saxofonista de telegramas ao vivo. Luciano desconstrói a idéia de que a graduação em Música na UFRGS seja focada na música de concerto e fala de como conciliou as aulas com a atuação em bandas no cenário do rock gaúcho e da música nativista.

Luciano Zanatta iniciou sua formação musical aos 11 anos de idade. Estudou violão, guitarra, flauta doce e saxofone. Integrou bandas como a Aristhóteles de Ananias Jr. e Os Relógios de Frederico, e com elas lançou diversos discos. Em 2002 gravou o seu álbum solo, Volume 2. Antes disso, no ano de 2000, foi selecionado para participar do Projeto Rumos da Música, do Itaú Cultural. Luciano é bacharel, mestre e doutor em Música pela UFRGS. Foi professor do Conservatório de Música da Ufpel, do Centro Universitário Metodista IPA, e atualmente é adjunto do Departamento de Música da UFRGS.

Para ouvir esta entrevista, faça o download aqui.

Lucila Conceição


A pianista Lucila Conceição foi a convidada do programa no dia 13 de junho de 2010. Lucila cresceu em ambiente musical, assistindo às aulas de piano que sua mãe ministrava em casa. O sonho de ser professora surgiu nessas vivências infantis. Acabou por dedicar sua vida ao ensino da música. Lucila viu ser inaugurado o prédio do Instituto de Belas Artes, onde concluiu sua formação em 1952, sob orientação do professor Tasso Corrêa, e ainda acompanhou a transição que vinculou a instituição à UFRGS. Foi professora do Departamento de Música durante 30 anos e, mesmo depois de aposentada, segue dando aulas, com foco na iniciação musical de crianças e adultos.

Para ouvir esta entrevista, faça o download aqui.

Guilherme Bartz


No dia 6 de junho de 2010, o compositor Guilherme Bartz foi o entrevistado do Música em Pessoa. Ele diz ainda não se considerar um compositor e comenta o projeto em andamento da construção de um acervo pessoal de gravações, que serviria como uma coleção de referências musicais a serem utilizadas para criar. Ao longo da conversa, ele também lamenta a ausência de uma crítica musical ativa no estado e fala sobre o percurso que tem percorrido com a intenção de tornar-se um jornalista musical.

Guilherme Bartz iniciou seus estudos musicais aos oito anos de idade, no Conservatório Leo Schneider do Colégio Americano. Em 2004, ingressou no curso de Bacharelado em Música da UFRGS, com ênfase em Composição, sob orientação do professor Antônio Carlos Borges Cunha. Formou-se em 2008, mas, antes disso, já iniciou um segundo curso superior. Desde 2007, ele estuda Jornalismo na PUCRS. Guilherme foi bolsista dos cursos de Extensão em Instrumentos Musicais da UFRGS e, atualmente, dá aulas na Oficina de Teoria e Percepção Musical do mesmo projeto, além de atuar como professor de piano e teclado na escola Estação Musical.

Para ouvir esta entrevista, faça o download aqui.