terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Karine Cunha

Foto: Xyco Seabra

No dia 12 de dezembro de 2010, a cantora e compositora Karine Cunha foi a convidada. Na entrevista, ela repassa sua formação, fala sobre os bastidores da produção de seus discos independentes e reflete sobre sua experiência – encarada, de certa forma, como uma missão – na tímida cena musical da cidade de Chapecó, onde vive atualmente.

Karine Cunha é formada em Música pela UFRGS. Cursou licenciatura, tendo o violão como instrumento, mas, paralelamente, atuou como coralista e estudou canto e técnica vocal. Integrou o grupo D`Quina Pra Lua de 1998 a 2002 e participou do espetáculo e CD homônimo Maria vai com as outras. Karine Cunha ganhou o Prêmio Açorianos de Melhor Intérprete MPB por seu primeiro disco solo, Fluida, de 2005. Em 2007 ela lançou seu segundo CD independente, intitulado Epahei. Atualmente está preparando o novo registro, Cunhãs, que deve ser finalizado até março de 2011 e será dedicado a um tema que lhe é muito caro, o universo feminino.

Para ouvir esta entrevista, faça o download aqui.

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Alessandra Feris


No dia 5 de dezembro de 2010, a pianista Alessandra Feris foi a entrevistada. Ela fala sobre sua iniciação dentro da tradição musical de sua família em Rio Grande; repassa sua formação, sempre motivada pelo sonho de ser uma concertista; e comenta sua preocupação com a difusão do acesso à música de concerto, que implica a realização de recitais comunitários gratuitos nos Estados Unidos, onde vive atualmente.

Alessandra Feris é bacharel em Música pela UFRGS, mestre pela University of Iowa e doutora pela Florida State University. Além disso, também estudou no Hochschule für Musik Franz Liszt, em Weimar, na Alemanha. Foi premiada em concursos nacionais e internacionais e tem se apresentado regularmente como solista, recitalista e camerista em vários países da Europa e da América. Alessandra se destaca como intérprete de música contemporânea, tendo estreado inúmeras obras, como a Sonata sobre um tema de Bartók, do compositor Marlos Nobre. Desde 2008, ela é professora titular de Piano do Mississippi Gulf Coast College, nos Estados Unidos.

Para ouvir esta entrevista, faça o download aqui.

Marlene Goidanich

Foto: Myra Gonçalves

No dia 28 de novembro de 2010, o Música em Pessoa recebeu a cantora Marlene Goidanich. Na entrevista, ela conta que participava, ainda criança, das operetas encenadas pelo Club Haydn no antigo Teatro São Pedro; repassa a história do Conjunto de Câmara de Porto Alegre; relembra o árduo trabalho que realizava nos bastidores do grupo, desde a pesquisa até a divulgação – passando por ter a própria casa como sede dos ensaios –, e avalia: “Acho que eu fiz mais estiva na minha vida do que música”.

Marlene Goidanich atua desde 1964 na recriação de música antiga. Participou da fundação do Conjunto de Câmara de Porto Alegre e coordenou o grupo por mais de 20 anos. Neste período, o conjunto dedicou-se à música medieval e contemporânea, e gravou três cds: Trovadores medievais, Tempo de descobertas e Divina decadência. Marlene foi professora de expressão vocal e prática de canto para teatro do Departamento de Arte Dramática do Instituto de Artes da UFRGS nas décadas de 1980 e 1990. Atualmente aposentada, tem trabalhado como preparadora vocal em peças teatrais da cidade.

Para ouvir esta entrevista, faça o download aqui.