segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Jocelei Bohrer

No dia 9 de agosto de 2009, o Música em Pessoa recebeu o regente Jocelei Bohrer. Na entrevista, ele lembrou de sua aproximação com a música aos 5 anos, quando tirou Prenda minha de ouvido em um pequeno acordeão que ganhara de seu pai; falou de sua experiência na Rádio BBC de Londres e comentou a tradição do canto coral no Rio Grande do Sul. Ao longo do programa, ouvimos gravações ao vivo de obras de Johannes Brahms, Edvard Grieg, Joseph Haydn e Maurice Ravel na execução de formações como o Madrigal da Escola de Música de Brasília e a Orquestra de Repertório da Guilhall School of Music and Drama, sob regência do nosso entrevistado.

Jocelei Bohrer é formado em Composição e Regência pela UFRGS, onde foi aluno de Arlindo Teixeira, Armando Albuquerque e Bruno Kiefer. Em 1989, foi contemplado com uma bolsa de estudos do Conselho Britânico para acompanhar o trabalho dos cantores da Rádio BBC, de Londres. Lá cursou pós-graduação em Regência na Guildhall School of Music and Drama e realizou a pesquisa Estratégias de afinação no canto em conjunto em nível de PhD na City University. Atuou intensivamente como regente de coros, tendo sido duplamente premiado com o Coro de Câmara de Brasília no Primeiro Concurso Villa-Lobos de Canto Coral, promovido pelo Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, em 1987. Mais recentemente, foi regente do Coral da UFRGS e do grupo vocal Musica Reservata e atualmente é professor de Regência e vice-chefe do Departamento de Música da UFRGS.

Para ouvir esta entrevista, faça o download aqui.

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Eloy Fritsch


No dia 2 de agosto de 2009, o compositor e tecladista Eloy Fritsch foi o entrevistado do Música em Pessoa. O líder do Centro de Música Eletrônica do Instituto de Artes da UFRGS falou de sua aproximação com os sons eletrônicos enquanto fichava discos na Rádio Caxias, comentou sua experiência de 25 anos como tecladista da banda de rock progressivo Apocalypse e analisou os fatores que possibilitaram a atual efervescência do cenário da música eletroacústica no estado. O programa foi recheado de lançamentos, com faixas do novo disco de Eloy, intitulado The garden of emotions, e do último cd da banda Apocalypse, The bridge of light, além da participação do compositor na ainda inédita Coletânea de Música Eletroacústica Brasileira, organizada por Jorge Antunes.

Eloy Fritsch foi um dos pioneiros da música computacional e eletrônica no Rio Grande do Sul. Iniciou seus experimentos de síntese sonora em 1984, ainda com sintetizadores analógicos. Participou da criação do Laboratório de Computação e Música da UFRGS e do Centro de Música Eletrônica do Instituto de Artes. Produziu e apresentou programa sobre música eletrônica durante três anos na Rádio da Universidade. Paralelamente ao trabalho como professor do Departamento de Música e do Programa de Pós-graduação em Música da UFRGS, Eloy desenvolve um projeto de composição com sintetizadores, computadores e teclados eletrônicos que tem nove discos lançados. Em 2009, ele recebeu Menção Especial do Prêmio Açorianos pelo livro e DVD Música Eletrônica – uma introdução ilustrada.

Para ouvir esta entrevista, faça o download aqui.

Eduardo Knob


Devido a problemas técnicos, o Música em Pessoa não foi ao ar no dia 19 de julho de 2009. No domingo seguinte, dia 26, foi veiculada a entrevista com o pianista Eduardo Knob. O jovem instrumentista contou que tinha um piano de cauda lhe esperando no próprio quarto ao nascer e falou sobre suas precoces experiências de palco e de concurso, seu recente gosto por fazer música de câmara, suas principais referências e seus projetos para o futuro. O programa foi permeado por peças que Eduardo apresentou em seu recital de meio de curso e por gravações ao vivo de suas participações em recital de música de câmara realizado no Auditorium Tasso Corrêa do Instituto de Artes da UFRGS.

Eduardo Knob iniciou seus estudos musicais aos cinco anos de idade na Escola de Música Tio Zequinha, tendo aulas de piano com Lourdes Saraiva e de musicalização com Maria Elena Galichio. Aos 10 anos, passou a estudar piano com Vaniza Piffero Füller. Com apenas vinte anos de idade, Eduardo já venceu pelo menos 10 concursos de piano; entre eles, o VIII Concurso Nacional de Piano Magda Tagliaferro – onde foi eleito Melhor Intérprete de Bach –, o IX Concurso Nacional de Piano Souza Lima e o XVI Concurso Nacional de Piano ARTLIVRE. Em 2008, venceu a Bauru-Atlanta Competition que, além da premiação normal, lhe rendeu um recital na Georgia State University. Atualmente, ele é aluno do Bacharelado em Piano do Instituto de Artes da UFRGS, onde é orientado pela professora Cristina Capparelli, com quem também desenvolve pesquisa como bolsista de Iniciação Científica do CNPq.

Para escutar esta entrevista, faça o download aqui.

Flávio Oliveira - parte II


A segunda parte da entrevista com Flávio Oliveira foi ao ar no dia 12 de julho de 2009. O compositor comentou a relação entre música e poesia em suas canções, defendeu a importância de um trabalho de desenvolvimento da escuta nas escolas, relembrou episódio da recepção de seu ciclo Canções de Emergência por seus pares e criticou a tentativa de rotulação de seu trabalho. Entre as peças apresentadas ao longo do programa, estavam a gravação ao vivo da estréia de Recorrências, obra feita sob encomenda para a Orquestra de Câmara do Theatro São Pedro.

Para ouvir esta entrevista, faça o download aqui.