segunda-feira, 13 de julho de 2009

Flávio Oliveira - parte I


No dia 5 de julho de 2009, o Música em Pessoa trouxe o compositor Flávio Oliveira de volta à Rádio da Universidade para ocupar, desta vez, a posição de entrevistado. À vontade no ambiente em que produziu recitais transmitidos ao vivo e programas musicais educativos durante muitos anos, Flávio embarcou em uma viagem através de suas lembranças e dividiu com os ouvintes as histórias que protagonizou e observou ao longo de sua trajetória. Um testemunho sincero e sensível que não coube em um só programa. Na primeira parte, ele fala sobre o método peculiar de ensino praticado por sua primeira professora de piano, lembra as circunstâncias que lhe fizeram chegar à rádio na década de 1960 e apresenta algumas peças de seu ciclo Canções de Emergência em gravações especiais para a ocasião, ao lado do barítono Carlos Rodriguez.

Nascido em 1944, Flávio Oliveira iniciou seus estudos musicais com a professora Zuleika de Araújo Vianna. Ele chegou a entrar no curso de Música da UFRGS, mas não o concluiu. Fora do ambiente universitário, Flávio teve uma formação “acadêmica”, como gosta de dizer, à sua maneira, em aulas com Roberto Schnorrenberg, Esther Scliar, Armando Albuquerque, Willy Corrêa de Oliveira, Homero Magalhães, Gilberto Tinetti, entre outros. Diplomou-se em Língua e Literatura Grega e Língua e Literatura de Língua Portuguesa pela UFRGS e, mais tarde, ministrou disciplinas no Departamento de Música da mesma universidade, entre 1986 e 1990. Premiado compositor de trilhas para peças de teatro, Flávio também produziu o Projeto Bruno Kiefer para a Secretaria Municipal de Cultura - PMP durante quatro anos e foi diretor da Discoteca Pública Natho Henn. Em 2002, lançou o CD Tudo muda – a música de Flávio Oliveira, que lhe rendeu dois Prêmios Açorianos de Música.

Para ouvir esta entrevista, faça o download aqui.

quarta-feira, 8 de julho de 2009

Marcelo Villena


No dia 28 de junho de 2009, o cantor e compositor Marcelo Villena foi o entrevistado do Música em Pessoa. Argentino natural de Buenos Aires, Marcelo falou de suas andanças por outros estados brasileiros antes de fixar-se em Porto Alegre para cursar o Bacharelado em Composição na UFRGS, comentou a cena da música contemporânea local da qual é um dos agitadores e anunciou o lançamento de seu quinto CD de canções populares, Vidala, para setembro deste ano. Ao longo do programa, acompanhamos o reflexo da formação multidisciplinar de Villena nas composições Quatro esquinas marplatenses, Variações Kamikase, Quetzalcóatl – uma ópera gastronômica e Work Song na Fábrica de Panelas.

Nascido em 1972, Marcelo iniciou seus estudos musicais no Conservatório Provincial Luis Gianneo de Mar del Plata em 1982, tendo como primeiro instrumento o violino. Sua formação foi desde o início muito diversificada, assim como sua atuação profissional, incluindo participação em orquestras, corais, grupos de música folclórica, tango, rock e música contemporânea. Marcelo Villena cursa o sétimo semestre do curso de Música, sob orientação do maestro Antônio Carlos Borges Cunha.

Para ouvir esta entrevista, faça o download aqui.

Duo Paula Bujes e Pedro Huff


No dia 21 de junho de 2009, o Música em Pessoa recebeu a violinista Paula Bujes e o violoncelista Pedro Huff. De férias em Porto Alegre entre o fim do mestrado e o início do doutorado nos Estados Unidos, os dois falaram sobre suas carreiras e apresentaram a gravação ao vivo do concerto em que solaram a peça Le muse et le poete, de Camille Saint-Saëns, frente à University of Tennessee Symphony Orchestra.

Paula é Bacharel em Violino pela UFRGS, onde foi orientada pela profa. Hella Frank. Ela integrou a orquestra de Câmara do Theatro São Pedro e a OSPA, além de tocar como violinista convidada na Orquestra de Câmara SESI/Fundarte, Unisinos e Orquestra da UCS. Pedro é formado em violoncelo pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná, sob a orientação da profa. Maria Alice Brandão. Com bolsa de estudos da Fundação Vitae, ele teve um ano de aulas particulares com o violoncelista Marcus Ribeiro, do Rio de Janeiro, e, no verão de 2006, freqüentou curso de aperfeiçoamento em performance na Universidade da Geórgia, sob a orientação do prof. David Starkweather.

Para ouvir esta entrevista, faça o download aqui.

Tiago Flores

Crédito: Fernanda Chemale

No programa que foi ao ar no dia 14 de junho de 2009, o maestro Tiago Flores foi o entrevistado. Ele falou de sua carreira, desde a iniciação musical no meio familiar e a experimentação em bandas na adolescência até sua experiência de 13 anos frente à Orquestra de Câmara da ULBRA. De acordo com o caráter eclético da orquestra regida pelo entrevistado, a trilha desta edição foi de Camargo Guarnieri a Pixinguinha, passando por Hubertus Hofmann, Arthur Barbosa e Sérgio Rojas.

Graduado em Regência pela UFRGS, sob orientação de Arlindo Teixeira, Tiago especializou-se em regência orquestral em São Petersburgo, na Rússia, com Victor Fedotov. Foi diretor artístico da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre entre 1999 e 2001 e está à frente da Orquestra de Câmara da ULBRA desde sua fundação, em 1996. Ele também dirigiu o Coro da AABB Porto Alegre por dez anos e hoje coordena o Ouviravida, projeto de musicalização para crianças de baixa renda. Tiago recebeu o prêmio Melhores da Cultura 2005, conferido pela Secretaria da Cultura do Estado do Rio Grande do Sul, e em 2006 foi premiado no Festival de Cinema de Maringá por sua atuação como diretor musical do filme Sal de Prata, de Carlos Gerbase.

Para escutar esta edição, faça o download aqui.

Ney Fialkow


O pianista Ney Fialkow foi o convidado do Música em Pessoa no dia 7 de junho de 2009. Durante a entrevista, ele falou de como a formação em Medicina lhe acompanha na carreira musical, fazendo-o “prescrever” peças a serem estudadas por seus alunos, e compartilhou suas memórias e reflexões sobre música. Em primeira mão, Ney apresentou ao longo do programa peças do CD Sonatas brasileiras, em que registra obras de Villa-Lobos, Santoro, Guarnieri e Mignone, ao lado do violinista Cármelo de los Santos. O disco foi financiado pelo Programa de Pós-Graduação em Música da UFRGS e deve ser lançado nos próximos meses.

Natural de São Leopoldo, Ney cursou Mestrado em Música no New England Conservatory, em Boston, nos Estados Unidos, e obteve o título de Doutor em Música no Peabody Conservatory da Johns Hopkins University, em Baltimore, onde foi assistente da célebre pianista Ann Schein. Ele foi premiado em diversos concursos, entre os quais o VII Prêmio Eldorado de Música e os concursos de piano da Universidade Católica de Salvador e Edino Krieger. Ney Fialkow tem conciliado uma movimentada carreira de solista e camerista com a atividade de professor do Instituto de Artes UFRGS. Além disso, tem sido convidado freqüente para compor o júri de importantes concursos de piano no país e para ministrar masterclasses em diversas escolas de música do Brasil e do exterior.

Para ouvir esta entrevista, faça o download aqui.

terça-feira, 7 de julho de 2009

Celso Loureiro Chaves

No dia 31 de maio de 2009, o Música em Pessoa entrevistou Celso Loureiro Chaves. O compositor e pianista falou da influência de Armando Albuquerque em seu trabalho composicional, defendeu que a música erudita estaria atravessando uma curva descendente no Rio Grande do Sul atualmente, rememorou sua experiência de 10 anos como cronista do caderno Cultura do jornal Zero Hora e apontou a inutilidade da crítica tal como é feita hoje e a necessidade de um novo mecanismo de registro e reflexão musical. Além disso, ele comentou suas composições apresentadas ao longo do programa: Portais e a abside, Estética do frio II, Balada para um avião que deixa um rastro de fumaça no céu e Estudo paulistano.

Natural de Porto Alegre, Celso formou-se em Música e em Arquitetura pela UFRGS, concluiu o mestrado em Educação na mesma universidade e obteve o título de doutor em Composição na Universidade de Illinois, nos Estados Unidos. Ele é professor titular de Composição musical e História da música no Instituto de Artes da UFRGS e orientador de Mestrado e Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Música da universidade. Como instrumentista, lançou em 2001 o disco Uma idéia de café – A música para piano de Armando Albuquerque, que ganhou o Prêmio Açorianos de Melhor CD Erudito. Suas crônicas publicadas quinzenalmente no jornal Zero Hora deram origem ao livro Memórias do pierrô lunar e outras histórias musicais, editado pela L&PM em 2006.

Para escutar esta entrevista, faça o download aqui.

Leonardo Winter

No dia 24 de maio de 2009, o flautista Leonardo Winter foi o entrevistado do Música em Pessoa. Ele falou sobre sua carreira, suas pesquisas na universidade e da atual situação da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, da qual faz parte há quase 20 anos. Ao longo do programa, Leonardo apresentou um panorama de seu trabalho, em gravações de peças de compositores como Bach e Villa-Lobos, além de produções locais mais recentes de Bruno Kiefer, Hubertus Hoffmann, Breno Blauth e Wagner Cunha.


Leonardo é professor do Departamento de Música e do Programa de Pós-graduação em Música da universidade. Bacharel em Flauta Transversal pela UFRGS, ele obteve o título de doutor em Execução Musical pela Universidade Federal da Bahia. Winter é flautista da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre desde 1990 e tem atuado como solista frente às principais orquestras do Rio Grande do Sul e de outros estados. Ao longo de sua carreira, foi vencedor de diversos concursos, atuou como camerista em recitais no Brasil e no exterior e se dedicou à estréia de novas obras para o seu instrumento.


Para ouvir esta entrevista, faça o download aqui.

segunda-feira, 6 de julho de 2009

Milene Aliverti

Paraense radicada em Porto Alegre desde 1997, a violoncelista Milene Aliverti foi a convidada do Música em Pessoa em 17 de maio de 2009. Durante a entrevista, ela lembrou o início de sua carreira em sua terra natal, falou de sua experiência em grupos de câmara e na Orquestra de Câmara do Theatro São Pedro (OCTSP), além de antecipar informações sobre o XI Encontro de Violoncelos.

Milene é Bacharel em violoncelo pela Universidade Estadual Paulista, onde foi orientada pelo professor Zigmunt Kubala. Depois de aperfeiçoar-se na Bulgária, com o professor Anatoli Krastev, Milene cursou mestrado na Universidade da Carolina do Sul, com bolsa de estudos obtida em concurso promovido pela Fundação Vitae. Atualmente, Milene é professora no Departamento de Música do Instituto de Artes da UFRGS e spalla dos violoncelos na OCTSP.

Para ouvir esta entrevista, faça o download aqui.

Cláudio Ribeiro


No dia 10 de maio de 2009, o Música em Pessoa recebeu o maestro Cláudio Ribeiro. Durante a entrevista, Ribeiro falou do que ele entende como o papel do músico no contexto atual, comentou o cenário cultural gaúcho e porto-alegrense e discutiu a recente polêmica em torno da ópera no Rio Grande do Sul. A conversa foi permeada pela música dos compositores Armando Albuquerque, Bruno Kiefer, Luiz Cosme e Radamés Gnattali, em interpretações da OSPA, sob regência do próprio maestro Cláudio Ribeiro.

Cláudio é Bacharel em Música pela UFRGS e Mestre em Música pela Universidade de Denver, nos Estados Unidos. Em ópera, recebeu diploma da Academia de Osimo, na Italia. Naquele país, atuou em inúmeras produções com grandes nomes do canto lírico. No Brasil, foi Maestro Associado da Orquestra de Câmara de Blumenau (1993-2000) e Diretor Artístico e Maestro Titular da Ospa (1995-1998). Nos Estados Unidos, foi Maestro Associado da Orquestra Sinfônica de Lamont, Maestro Adjunto da Orquestra de jovens artistas de Denver e Professor de Regência da Universidade de Denver. Foi também o maestro convidado principal da Filarmônica de Denver na temporada 2006/07. Cláudio Ribeiro atua ainda como compositor e conferencista e, em 2009, está completando 30 anos de atividade musical.

Para ouvir esta entrevista, faça o download aqui.

Felipe Adami

Entrevistado da edição que foi ao ar no dia 3 de maio de 2009, o compositor e pianista Felipe Adami falou sobre suas pesquisas acadêmicas, lembrou sua iniciação musical, comentou a recepção de sua obra e adiantou algo sobre o trabalho que tem desenvolvido em decorrência da obtenção de bolsa de estímulo à criação artística da FUNARTE. Ao longo do programa, ouvimos gravações ao vivo, em eventos como o ENCOMPOR e o Festival Contemporâneo RS, além de peça registrada no disco Sonetos de Amor e Morte (2002), de Luciane Cuervo, e de um improviso livre gravado especialmente para o programa.

Felipe é Bacharel em Música pela UFRGS, com ênfase em composição e também com habilitação em piano. É Mestre em Composição Musical pelo Programa de Pós-Graduação da UFRGS, onde hoje cursa o Doutorado em Composição, sob orientação de Celso Loureiro Chaves. Desde 2007 é Professor de Piano, Instrumentação, Orquestração e Improvisação na mesma universidade. Gravou, como arranjador e intérprete, o CD didático anexo ao livro A Criança no Mundo da Música, de autoria de Leda Mársico, editado pela Rígel. Tem obras incluídas no CD Sonetos de Amor e Morte, da flautista Luciane Cuervo, no CD I, do violonista Paulo Inda, e no CD Octoeólio, do Octeto de Flautas Doces da Escola Superior de Teologia de São Leopoldo. Em sua trajetória como intérprete, destaca-se o duo formado com a flautista Luciane Cuervo, que completou dez anos de atividades em 2008.

Para ouvir esta entrevista, faça o download aqui.

domingo, 5 de julho de 2009

Olinda Allessandrini

Crédito: Cristine Rochol

A pianista Olinda Allessandrini foi a convidada do Música em Pessoa no dia 26 de abril de 2009. À vontade no ambiente da Rádio da Universidade, em função de sua experiência de quatro anos como apresentadora do programa semanal Panorama da Música do Brasil e das Américas, Olinda lembrou de sua primeira professora de piano, falou sobre sua carreira de intérprete e anunciou alguns de seus próximos projetos. Ao longo do programa, escutamos faixas de seus discos e ainda gravações ao vivo de recital realizado pela pianista em Roma, na Itália, em outubro de 2008.

Olinda graduou-se em piano pela Universidade de Caxias do Sul, sua cidade natal, e mais tarde aperfeiçoou-se na UFRGS. Obteve diversos prêmios em concursos de piano e tem atuado intensivamente como solista junto às orquestras gaúchas, além de apresentar seu trabalho em outros estados do Brasil e no exterior. Possui discos inteiramente dedicados a obras de Villa-Lobos, Radamés Gnattali e Araújo Vianna, além dos CDs Panorama Brasileiro, Valsas, pamPiano, Ébano e Marfim, e participações em outras gravações como pianista convidada. Olinda Allessandrini tem atuado como palestrante e costuma colaborar com artigos para jornais.

Para escutar esta entrevista, faça o download aqui.

Fernando Mattos


No dia 19 de abril de 2009, o Música em Pessoa recebeu o compositor Fernando Mattos, que falou sobre sua formação eclética na música, comentou a extinção da tradição de crítica musical no Rio Grande do Sul e ainda discutiu a recente polêmica em torno de suas declarações em matéria publicada pelo jornal Zero Hora sobre a ópera gaúcha. Durante o programa, escutamos peças do compositor para diversas formações, como orquestra sinfônica, orquestra de cordas, piano solo, cello e violão, octeto de flautas e violão solo.

Natural de Porto Alegre, Fernando é doutor em música pela UFRGS e hoje atua como professor e chefe do Departamento de Música da universidade. Em 2004 e 2008, foi premiado com o Açorianos de melhor compositor erudito. Ele tem também trabalhado como diretor artístico de grupos de câmara para preparação de concertos e gravação de CDs, além de produzir artigos para periódicos especializados em música e estética, textos para encartes de CDs e programas de concerto.

Para escutar esta entrevista, faça o download aqui.

Cristina Capparelli


No dia 12 de abril de 2009, a pianista Cristina Capparelli foi entrevistada. Filha de pianista, ela lembrou da naturalidade com que se aproximou do instrumento, começando a reproduzir, ainda criança, as músicas que ouvia. Além disso, Cristina falou de suas pesquisas em âmbito acadêmico, do cd recém lançado com a violoncelista Tânia Lisboa e de seus planos para as comemorações dos 40 anos de atividades do duo que mantém com o marido, o violinista Fredi Gerling. Durante o programa, ouvimos um pouco de sua discografia e ainda uma gravação ao vivo de recital apresentado no Kasser Theater, em New Jersey, nos Estados Unidos.

Mineira de Uberlândia, Cristina é professora da UFRGS desde 1985. Recebeu o título de mestre em Música pelo New England Conservatory e de doutora em Artes Musicais pela Universidade de Boston. Além disso, no final dos anos 90, concluiu um estágio de pós-doutorado na Universidade de Iowa. Seu primeiro CD, intitulado E a vida continua..., registrou a obra completa para piano do compositor Bruno Kiefer. No ano de 2000, Cristina lançou o disco Música Latino-americana para Piano e o livro Três Estudos Analíticos: Villa-Lobos, Mignone e Camargo Guarnieri. Cristina Capparelli é pesquisadora do CNPQ, tem sido freqüentemente convidada para ministrar masterclasses em universidades do exterior, e tem procurado conciliar as atividade acadêmicas e uma intensa vida artística.

Para ouvir esta entrevista, faça o download aqui.

Fredi Gerling


No dia 5 de abril de 2009, o violinista e regente Fredi Gerling foi o convidado do Música em Pessoa. Ele falou de sua iniciação musical, de sua relação com a música popular brasileira e das preocupações que norteiam seu trabalho na formação de instrumentistas no curso de Música da UFRGS, além de comentar a polêmica em torno da construção do teatro da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA). Durante a entrevista, ouvimos peças de Villa-Lobos, Carlos Gomes, Francisco Mignone, Marlos Nobre, Bruno Kiefer, Luiz Cosme e ainda um arranjo para a canção Joana Francesa, de Chico Buarque, interpretado pelo Geraldo Flach Quarteto, acompanhado pela Orquestra de Câmara do Theatro São Pedro.

Fredi Gerling fez mestrado em violino e pedagogia do instrumento no New England Conservatory, em Boston, nos Estados Unidos, e obteve o título de Doutor em Música pela Universidade de Iowa, no mesmo país. De volta ao Brasil em 1985, ingressou na OSPA, onde atuou como spalla sob a direção do maestro Eleazar de Carvalho. Desde então, é professor associado do Departamento de Música da UFRGS. Foi regente titular e diretor artístico da Orquestra de Câmara Theatro São Pedro de 1989 a 1995, tendo liderado o grupo em três turnês internacionais e gravado dois CDs. Ao longo desta trajetória, atuou como professor visitante em várias universidades norte-americanas e apresentou recitais no Brasil e no exterior.

Para ouvir esta entrevista, faça o download aqui.

Lucia Carpena

A flautista Lucia Carpena foi a convidada do Música em Pessoa na edição que foi ao ar no dia 29 de março de 2009. Durante a entrevista, Lucia refletiu sobre como as carreiras de instrumentista e educadora se complementam, destacou sua preocupação em trabalhar pela ampliação do repertório para flauta doce e ainda falou sobre seus projetos para este ano. Ao longo do programa, ouvimos faixas do disco Poemas da Terra – em que o quarteto homônimo de flautas doces registra a obra integral de Bruno Kiefer para o instrumento –, árias de Reinhard Keiser em gravações ao vivo na Escola Superior de Música de Stuttgart, na Alemanha, e ainda uma amostra do espetáculo da Orquestra de Câmara da ULBRA em homenagem aos Beatles.

Natural de Porto Alegre, Lucia Carpena é formada em Licenciatura em Educação Musical pela UFRGS, é mestre em Performance em flauta doce pela Escola Superior de Stuttgart, na Alemanha, e doutora em Práticas Interpretativas pela UNICAMP. Atua como solista junto a orquestras e desenvolve intensa atividade de música de câmara, com recitais no Brasil e no exterior. Entre outros projetos, participou da gravação da obra integral para flauta doce de Bruno Kiefer, em CD lançado em 2003, intitulado Poemas da Terra. Atualmente, ela é professora de Flauta Doce e Música de Câmara nos cursos de Licenciatura em Música e Bacharelado em Flauta Doce.

Para ouvir esta entrevista, faça o download aqui.

Daniel Wolff


No dia 22 de março de 2009, o Música em Pessoa recebeu o violonista Daniel Wolff. Em uma conversa informal, ele falou da aproximação com seu instrumento ainda na infância, sobre o gosto pela música herdado dos pais e sobre seu trabalho como compositor e arranjador, além de relatar sua experiência no projeto Sarau no Hospital, que tem sido realizado também na Alemanha. Durante o programa, escutamos faixas dos discos que Daniel gravou como intérprete, além de composições e arranjos criados por ele e registrados por outros músicos.

Daniel é formado pela Escuela Universitária de Música de Montevidéu e obteve os títulos de Mestre e Doutor em Violão na Manhattan School of Music de Nova Iorque. Atualmente, é professor do Departamento de Música da UFRGS e atua como concertista. Em 2007, residiu na Alemanha, onde foi professor visitante da Universidade de Arte de Berlim. Seu primeiro CD, Concerto à brasileira, recebeu três indicações para o Grammy Awards de 2002. Seu disco mais recente, New transcriptions for two guitars, lhe rendeu o Prêmio Açorianos de Melhor Arranjador em 2008.

Para ouvir esta entrevista, faça o download aqui.

Dimitri Cervo


No dia 15 de março de 2009, o compositor Dimitri Cervo foi o entrevistado do Música em Pessoa. Ele falou sobre o cenário musical de sua infância, discutiu a relação entre orquestras e compositores contemporâneos e comentou a disseminação de sua obra, que tem sido apresentada em diversos países. Durante a conversa, escutamos gravações ao vivo de quatro peças da série Brasil 2000: Canauê, Pattapiana, Elegia Fantasia e Toronubá.

Nascido em Santa Maria, Dimitri estudou piano, composição e regência nas cidades de Porto Alegre, Siena, Salvador e Seattle. Ele é doutor em Música pela UFRGS, sendo atualmente professor adjunto do Departamento de Música desta instituição. Em 2006, Dimitri lançou o disco Toronubá, que recebeu o Prêmio Açorianos de melhor CD erudito. Além disso, Dimitri é autor do livro O Minimalismo e sua Influência na Composição Musical Brasileira Contemporânea.

Para ouvir esta entrevista, faça o download aqui.

Flávia Domingues Alves


Na estréia do Música em Pessoa, no dia 8 de março de 2009, a convidada foi a professora Flávia Domingues Alves. Ela falou sobre sua aproximação com o violão na infância, refletiu sobre a tradição violonística do estado e lembrou sua experiência como alaudista junto ao Conjunto de Câmara de Porto Alegre.

Flávia é formada pela Faculdade Musical Palestrina e é Mestre em práticas interpretativas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Desde 1982, é professora de violão do Departamento de Música da mesma universidade. Paralelamente, Flávia desenvolve uma carreira focada na música de câmara. Ela já integrou grupos como a Camerata Consort e o Quarteto ComTrastos e gravou os discos Tempos de descobertas e Divina decadência, com o Conjunto de Câmara de Porto Alegre, e Momento característico, com o Quarteto ComTrastos.

Para ouvir esta entrevista, faça o download aqui.